ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Galeria Luisa Strina inaugura “Travessia”, individual de Alexandre da Cunha

31/03/2024 - Por ArtRio

Nesta terça-feira (2 de abril), a Galeria Luisa Strina, em São Paulo, inaugura a exposição “Travessia”, de Alexandre da Cunha. A individual é o resultado de um novo momento de sua prática, tensionando as capacidades de objetos funcionais entre as esferas pública e privada e marcando um atravessamento da dualidade cultural em seu trabalho. Serão expostas quatro novas esculturas e duas peças de parede.

A trajetória do artista está intrinsecamente relacionada a uma dualidade das referências adotadas – em que a utilização dos objetos retirados do cotidiano reflete seu caráter e uso cultural. “Gosto de pensar nos orelhões como conchas acústicas, onde várias pessoas e histórias passaram — desde ligações para familiares no interior, às declarações de amor e às discussões. Ao contrário de uma cabine telefônica, onde você entra para conversar, o orelhão representa um espaço semi privado, onde a sua fala e seu corpo são parcialmente protegidos, porém permanecem expostos e vulneráveis”, conta o artista.

Entre a capital britânica e São Paulo, o ato de atravessar ganha um duplo sentido: o caminho entre dois continentes – dois contextos culturais, sociais e geográficos diferentes – e, com isso, o cruzamento de uma nova fronteira em sua obra. “Travessia” tornou-se, assim, um movimento contínuo de transformação pessoal e profissional.

A curadora e pesquisadora Luisa Duarte, em texto que acompanha a mostra, escreve: “Parece evidente que o programa poético de Da Cunha é, no limite, um programa de fina atenção ao mundo existente fora das telas, ao que comumente está destinado ao esquecimento por um olhar embotado pelo hábito e pela pressa. Um movimento central de sua obra consiste em desviar objetos que têm certo uso no cotidiano com vias a dar-lhes outro sentido, agora destituído de função, mas pleno de poesia, beleza, humor”.

A exposição abre no dia 2 de abril, terça, das 19h às 21h, e permanece em cartaz até 4 de maio. A Galeria Luisa Strina fica na Rua Padre João Manuel, 755 – São Paulo. Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 19h, e   sábados, das 10h às 17h. Entrada gratuita.    

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.