ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Escola de Artes Visuais do Parque Lage oferece cerca de 50 cursos on-line

19/02/2021 - Por ArtRio

Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage oferece cerca de 50 cursos teóricos e práticos na modalidade on-line durante seu primeiro semestre. Os cursos, com inscrições abertas, foram planejados a partir de recortes temáticos que partem da arte, do fazer artístico e da história da arte como ferramentas para pensar a atualidade em todas as suas dimensões e múltiplas linguagens. Além de proporcionarem o contato com técnicas distintas e a construção de processos, os cursos discutem artistas, movimentos e correntes teóricas de referência para a contemporaneidade. Contemplando grande diversidade de métodos e temas, os encontros acontecem ao vivo, por videoconferência, em ambiente digital interativo. Os cursos, teóricos e práticos, são voltados para a formação continuada de artistas, bem como para profissionais do meio e pessoas interessadas em descobrir a arte ou ampliar o repertório cultural.

O curso “Cor e Forma”, com o artista Bernardo Magina, visa capacitar o aluno a compor e estruturar visualmente desenhos e/ou pinturas e ajudá-lo a desenvolver ou aprimorar um pensamento plástico. Os encontros se iniciam com explanações teóricas sobre princípios de cor e/ou forma e, posteriormente, serão realizados exercícios em aula.

O artista e professor Franz Manata ministrará o curso “Arte como conhecimento” que, apoiado em um vasto conjunto de imagens, apresenta como a arte se constitui enquanto um campo do conhecimento. Serão abordados, num panorama que vai da Pré-história aos dias atuais, as principais questões estéticas, movimentos artísticos, artistas e obras, contextualizados em sua história social, econômica, cientifica e filosófica.

O curso “Fotografia Expandida”, com a artista e fotógrafa Denise Cathilina, tem como proposta de trabalho explorar as fronteiras da fotografia contemporânea e seus hibridismos e, nesse momento, não poderíamos ficar alheios às modificações trazidas pela virtualização, às novas maneiras de estar no mundo e de produzir arte. É imperativo pensar sobre as potencialidades trazidas pelo meio virtual.

Alcançar o desempenho criativo em seu nível máximo requer, além de tempo de investimento, paixão, curiosidade, persistência, tolerância a ambiguidades e coragem para aceitar que muitos erros virão pela frente – erros não são apenas permitidos, são uma pré-condição para a criação. Dessa forma, o curso “O Processo Criativo – Assoviando e Chupando Cana” com o educador e palestrante Charles Watson, explora o limiar entre pensamento artístico – divergente, e seu aparente antagonista, pensamento científico – convergente; argumentando que a diferença entre processos cognitivos é parcialmente ilusória.

O curso “Poética Expositiva – Desenvolvimento e acompanhamento de projetos”, com a professora Sonia Salcedo é destinado a artistas, curadores, designers, historiadores, produtores, pesquisadores, criadores e demais profissionais interessados em desenvolver um pensamento sobre seu próprio trabalho no campo das exposições de arte, como meio de criação e/ou pesquisa de sua poética. Os
encontros tratarão de etapas de desenvolvimento e acompanhamento de projetos artísticos, priorizando o lugar expositivo como modelo estrutural da obra.

Práticas Artísticas de vida”, ministrado pela professora Anna Costa e Silva, é um laboratório vivencial-online sobre as relações entre práticas artísticas e narrativas pessoais, com ênfase no desenvolvimento dos projetos de cada participante. Tendo a escuta e a experimentação individuais e em grupo como principais metodologias, busca-se um olhar atento para as questões que movem cada um. O período do distanciamento social, as novas imposições cotidianas, a relação com a casa e o autocuidado serão pensados como provocações possíveis para outros desdobramentos de artevida e para a criação de um campo afetivo que dê suporte para o fazer artístico.

Em “Linguagens Visuais: Teorias e Prática em Videoarte e Fotografia”, ministrado por Marcos Bonisson, teremos um curso teórico e prático com o objetivo de orientar/dialogar com todos os interessados (sem pré-requisitos) em pesquisar e trabalhar a partir de leituras, teorias e práticas experimentais com videoarte, fotografia, colagem e outros suportes, em direção ao desenvolvimento de um trabalho pessoal ou aquisição de conhecimentos no campo das artes visuais.

Na página de catálogo de cursos da instituição é possível conferi-los organizados por eixos temáticos, dias da semana, turno ou faixa etária, lembrando que um dos núcleos é voltado a atividades infantis (Parquinho Lage).


Foto de Wilson Montenegro.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.