ArtRio | 14 a 18 de setembro de 2022 ArtRio | 14 a 18 de setembro de 2022

EAV Parque Lage anuncia Alberto Saraiva como novo diretor executivo

12/04/2022 - Por ArtRio

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage anunciou nesta segunda-feira, 11 de abril de 2022, o arte-educador, museólogo e curador Alberto Saraiva (Manaus, Amazonas, 1967) como o novo diretor executivo da instituição. Nomeado por Danielle Barros, secretária de estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com aprovação do Conselho da Associação dos Amigos da Escola de Artes Visuais (Ameav), Saraiva substitui a jornalista Yole Mendonça, que ocupou o cargo por cerca de dois anos, até 11 de fevereiro.

Graduado em Educação Artística e Museologia, com pós-graduação em Arte e Filosofia, Alberto é mestrando em museologia pela UniRio. Ex-aluno da EAV Parque Lage nos anos 1990, frequentou os cursos dos professores Gianguido Bonfanti, Kate van Sherpenberg, José Maria Dias da Cruz e Adriana Varela, com interesse nas áreas de desenho, pintura, estudos de cor e videoarte.

Ainda na década de 1990, colaborou para a criação do então Centro Cultural Telemar, hoje conhecido como Oi Futuro, tendo atuado na concepção curatorial de artes visuais, bem como nas gerências de educação e museologia, posteriormente assumindo a curadoria da mesma instituição.

Com extensa produção teórica sobre arte e tecnologia, videoarte, poesia visual, fotografia e pintura, desenvolveu trabalhos de curadoria para equipamentos internacionais como a Maison Européenne de La Photographie (Paris – França) e o Open Arts Project Varsóvia (Polônia). Em 2015, foi co-curador no Pavilhão Vozes Indígenas, na Bienal de Veneza. Também participou das Bienais de Curitiba e Del Fin Del Mundo.

Sobre as diretrizes de sua gestão, Saraiva informa: “Será voltada para o fortalecimento da Escola ao longo das próximas décadas, incrementando a grade curricular e consolidando parcerias com outras instituições de ensino. Quero desenvolver uma programação com ênfase na produção dos professores, valorizando esse capital simbólico inquestionável que formou a EAV Parque Lage”. Saraiva, que também é pintor, avisa que sua atuação na Escola de Artes Visuais não se restringirá às funções executivas: “Vou dar aulas de pintura nas manhãs de sábado”.

Marcelo Viveiros de Moura, presidente da Ameav, comenta que a associação recebe com muito entusiasmo a nomeação de Alberto: “É um quadro técnico, com uma qualificação excepcional, que temos a certeza de que será excelente para o desenvolvimento da EAV”.

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage é um equipamento vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.


Na imagem, vista da escola. Foto Felipe Azevedo

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.