ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA

Djanira, um panorama da Coleção Museu Nacional de Belas Artes

18/12/2023 - Por ArtRio

No dia 5 de janeiro de 2024, será inaugurada a exposição “Djanira, um panorama da Coleção Museu Nacional de Belas Artes”. A mostra, que ocupa a a CAIXA Cultural RJ, vai apresentar um recorte expressivo das mais de 800 obras do acervo de Djanira da Motta e Silva, sob curadoria de Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos. Nascida em Avaré, no interior de São Paulo, em 1914, a artista é considerada um dos expoentes do movimento artístico modernista no Brasil. Nesta individual, serão reunidas 100 obras do MNBA, entre pinturas, desenhos, gravuras e matrizes, com ênfase em questões fundamentais da sociedade brasileira, como o trabalho, a religião e o lazer, interpretados e retratados por ela com curiosidade antropológica e lirismo.

Como o curador Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos lembra, Djanira da Motta e Silva pode ser considerada uma artista fundamental do cenário da arte brasileira do século XX, não só porque desenvolveu uma linguagem, a um só tempo, própria e universal, mas também por sua obra ter abordado e refletido sobre questões essenciais da formação sociocultural do país. Não por acaso, esta tem sido cada vez mais reconhecida nacional e internacionalmente nas últimas décadas. Sua trajetória artística, no entanto, ainda não se encontra suficientemente documentada e conhecida para que se avalie com o devido embasamento histórico a singularidade de suas contribuições.

A ampla coleção de seus estudos e trabalhos pertencentes ao Museu Nacional de Belas Artes, constituída sobretudo pela doação feita por seu viúvo, José Shaw da Motta, em 1984, permite compor um panorama de sua obra, abarcando a grande maioria dos temas privilegiados por ela e os diferentes meios e técnicas de que se valeu ao longo de sua trajetória artística. Desse modo, apresentar parte significativa dessa coleção ao público de diferentes cidades brasileiras pode tornar mais conhecida a sua trajetória artística e contribuir para pesquisas sobre a sua produção plástica em diferentes campos.

A exposição vai até 24 de março de 2024.  A CAIXA Cultural RJ – Unidade Passeio fica na Rua do Passeio, 38 – Centro.  Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 11h às 18h. Entrada gratuita.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.