

Vencedor do Prêmio FOCO ArtRio de 2002, o artista visual Novíssimo Edgar estreia “Erva de Gato” (2023), seu mais novo curta-metragem, na 25ª edição Festival do Rio de Cinema. A produção foi selecionada para a Novos Rumos, mostra competitiva dedicada aos novos realizadores e novas linguagens da produção audiovisual brasileira.
O filme é uma obra de ficção que se passa em um Brasil separado em três fronteiras, após uma guerra civil: “Confederalismo Democrático do Nordeste”, “Sul é Meu País” e “Amazônia”. Um grupo de amigos se encontram em uma casa no “Estado Autônomo” e após uma brincadeira, despertam o espírito adormecido em corpo de gato e recebem uma missão: retornar 500 anos no tempo e esconder o continente Americano dos colonizadores.
No elenco estão Grace Passô (que atuou em “Praça Paris”, de Lúcia Murat), Italo Martins (novela “Terra e Paixão“, da Globo), Goretti Ribeiro e Giulia Del Bel (atriz das séries “Pico da Neblina” e “A Névoa”). E a artista Laryssa Machada, que recebeu o Prêmio FOCO em 2023, assina a fotografia do filme junto com Leandro Realista e Rafael Szalai.
Assista ao trailer:
Sobre o artista:
Novíssimo Edgar nasceu na periferia de Guarulhos, São Paulo em 1993. Atualmente vive e trabalha nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Poeta, artista plástico, compositor, performer, sua obra transborda autenticidade e liberdade, passando por diversos suportes e segmentos de pesquisas de metalinguagens e transmídia. Além da parceria musical com Elza Soares, tem participações com João Donato, Céu e Baiana System. Ganhou dois prêmios como artista revelação no ano de 2018, pela SIM e pela APCA, e recebeu o prêmio Zumbi dos Palmares da Legislação de São Paulo pela sua influência na luta anti-racista em 2019.