ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Curador do MIRA indica acervos de videoarte para consultar e ver on-line

30/03/2020 - Por ArtRio

Conversa com o curador do programa MIRA no Instagram

Ontem (29/3), como encerramento da Sessão especial MIRA no Instagram, Brenda Valansi, fundadora da ArtRio, conversou em uma live na rede social com o curador do Programa MIRA, Victor Gorgulho. A conversa ocorreu 18h e contou com comentários e perguntas do público. E para quem não conseguiu acompanhar ao vivo, ela segue disponível na página da ArtRio (@artrio_art) durante as próximas horas.

A conversa começou com a trajetória de Gorgulho, sua experiência como curador e contato com as tecnologias de vídeo que surgiu ainda durante a universidade como reflexo de um contexto maior:

“Na última década, o cenário da arte contemporânea viu um crescimento considerável na produção de obras audiovisuais, muito por conta da democratização ao acesso a equipamentos de filmagens (smartphones, câmeras portáteis e afins). A ideia da convocatória é explorar essa horizontalidade, essa natureza ‘do it yourself’ que é própria do vídeo, convidando artistas e não-artistas a elaborarem pequenos experimentos de até 15 segundos que serão replicados nos stories do perfil da ArtRio no Instagram.” Contou Gorgulho explicando a proposta da sessão especial que ocorreu no final de semana.

O programa MIRA, iniciado em 2017 e que conta com Gorgulho como curador desde o ano passado, é uma das mostras com curadoria da Feira:

“No MIRA, damos espaço a obras em vídeo de artistas brasileiros e estrangeiros, de diferentes gerações. A essência do programa é pensar o audiovisual como um campo fértil para experimentações de diversas ordens, que vão da narrativa ao filme-performance.”

No MIRA, os trabalhos selecionados são projetados ao logo da Feira e seguem a programação montada para a mostra, diferente dessa Sessão especial, que contou com uma chamada aberta e foi exibido apenas em redes sociais. Pensada como parte de um roteiro para esse período de distanciamento social, a Sessão MIRA no Instagram, exibida ao longo do último sábado (28/3) e domingo recebeu mais de 100 vídeos de mais de 60 artistas. Os vídeos foram postados nas páginas de cada artista, em seus stories, e marcada a página da ArtRio, que então os compartilhava.

Uma próxima edição da Sessão MIRA no Instagram está marcada para o próximo final de semana.

 

Curador do MIRA indica acervos de videoarte para consultar e ver online

Ainda na conversa, Gorgulho fez uma série de indicações de onde acessar obras e onde encontrá-las disponíveis on-line. Abaixo compartilhamos uma lista de veículos de arte e instituições indicados pelo curador que estão abrindo seus acervos em vídeo, contendo desde obras de artistas renomados a artistas mais jovens, passando por um vasto conteúdo de entrevistas e pesquisa relacionado ao universo da videoarte. Para acessar, basta clicar no atalho no nome de cada uma.

ArtforumUma das publicações mais antigas e renomadas do circuito da arte, a Artforum disponibiliza em sua seção de vídeos desde obras de videoarte até entrevistas com artistas de diferentes gerações.

ArtReview: Outra das mais destacadas revistas da área, a ArtReview também está disponibilizando, em sua seção de vídeos, uma obra selecionada de um artista por semana. Já passaram por lá obras de artistas como o japonês Wong Ping. Os vídeos são publicados toda quarta-feira.

Frieze Magazine: O longo catálogo da Frieze dá conta de diferentes categorias de vídeos – dentre entrevistas, documentários e filmes de artistas. A indicação da categoria está situada acima do título de cada um.

MoMA: A partir do dia 09/abril, a instituição nova-iorquina abrirá boa parte de sua vasta coleção para tours virtuais, incluindo diversos vídeos pertencentes a seu acervo. Na seção “Watch” do site do museu também estão sendo disponibilizados trabalhos selecionados, como o vídeo “O Novo Monumento”, do artista brasileiro Luiz Roque.

Kadist: A Kadist é uma das mais importantes fundações dedicadas ao acervo e a produção de vídeo no circuito internacional da arte contemporânea. Antes com acesso restrito, o amplo catálogo do instituto (que tem sedes em São Francisco e em Paris) está agora à disposição do público, que basta completar um pequeno cadastro para ter acesso completo às obras.

Ubu Web: A Ubu Web é uma biblioteca virtual aberta, com uma das mais amplas seleções de obras avant-garde online. Seu acervo, em constante expansão, abrange desde experimentos das vanguardas do início do século XX até obras de nomes que se destacam na produção contemporânea das últimas décadas.

_
Na imagem: still da obra “Global Groove”, 1973, de Nam June Paik, piorneiro da videoarte.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.