ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Conheça os artistas do Intervenções das Artes no Shopping Leblon

22/07/2021 - Por ArtRio

ArtRio e Shopping Leblon apresentam ao longo dos meses de julho, agosto e setembro o projeto Intervenções das Artes, ocupação dedicada à reflexão das fronteiras entre o comercial e o artístico. Explorando os contrastes entre o espaço comercial e as proposições artísticas, apresentamos – no ambiente original de um shopping – obras de cinco artistas consagrados do cenário nacional: Alexandre Vogler, Antonio Bokel, Luiz Philippe, Marcelo Jácome e Marcos Duarte. Conheça os artistas:

Luiz Philippe | Cadeira de pernas cruzadas e malas de pedra

Luiz Philippe Carneiro de Mendonça nasceu em 23 de junho de 1957 em Belo Horizonte, MG, filho de uma família colecionadores muito ligada às artes e aos artistas. Graduou-se em Desenho Industrial em 1978 pela atual ED/UEMG. Entre 77 e 81 foi sócio-fundador de um estúdio de design, onde realizou diversos trabalhos gráficos. Paralelo à profissão de designer, e desde sempre, exerceu atividades na área das artes plásticas, seja desenho, pintura, escultura e fotografia. Durante a permanência na França, reside no atelier de Frans Krajcberg, em Montparnasse. Atualmente tem seu atelier em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Em sua carreira como artista plástico, algumas exposições individuais merecem destaque, como a do MNBA – Museu Nacional de Belas Artes, quando apresentou pela primeira vez as suas “Malas de Pedra”; e a da Casa França-Brasil. No exterior expôs na The Economist Art Gallery, de Londres, onde pôde comemorar a venda de um de seus trabalhos ao ex-beatle George Harrison. E em Roma, na Galeria Candido Portinari, da Embaixada do Brasil, uma mostra com enorme visitação. Nas exposições coletivas, são destaques a do MuBE SP Exposição “Loucos por Design” e a do MAM RJ “Novas Aquisições 2006-2007” da Coleção Gilberto Chateaubriand, quando mostrou a sua “Cadeira de Pernas Cruzadas”. Em 2020, expos individualmente na ArtRio no estande da galeria Marcia Barrozo do Amaral, apresentando novos trabalhos, como “sorte” e a série “caixas”.

Marcelo Jácome | Planos Pipa

Marcelo Jácome é artista visual e nasceu em 1980 no Rio de Janeiro – cidade onde vive e trabalha. Formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (RJ), frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ) tendo como professores Gloria Ferreira, Iole de Freitas, João Magalhães e Luis Ernesto. Proveniente de uma vontade construtiva unida ao interesse pelo fazer, a obra de Marcelo ocorre a partir da noção do campo ampliado. Suas experiências se manifestam em uma interseção entre a pintura, a arquitetura, o desenho e o objeto – lugar que o possibilita conceber ativações espaciais e instalações imersivas que, segundo sua lógica, servem como ferramentas de “descondicionamento no espaço-tempo”. O artista considera a cidade como campo de pesquisa e entende a malha urbana como instância estética. Utilizando um repertório material proveniente do comércio popular, propõe agenciamentos formais, cromáticos, literais e simbólicos dos artefatos que decide trabalhar. Indicado ao Prêmio Pipa (RJ) em 2014, tem participado de exposições no Brasil e exterior. Sua obra já foi exibida em espaços e instituições como Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa (PT), Saatchi Gallery em Londres (UK), Fundação Brasilea em Basel (CH), Museu do Açude no Rio de Janeiro (BR) e participou de projetos e collabs junto a selos como Nike/Nikelab, Royal Caribbean, FARM Rio, Cidade Matarazzo, Jardin D’acclimatation, 700’000 Heurs, Art Rio, entre outras.

Obra de Marcelo Jácome ocupando a entrada da área dedicada ao Intervenções das Artes no Shopping Leblon. Foto por Douglas Oliveira.

Marcos Duarte | Caminhos de Luz

Marcos Duarte (1967, Rio de Janeiro, RJ) Rio de Janeiro, RJ. Iniciou em 2009 sua formação em estudos tridimensionais na Escola de Artes Visuais (EAV/Parque Lage), sob orientação de João Carlos Goldberg. A madeira é componente decisivo em sua expressão escultórica e, nessa trajetória, resgata seu estatuto essencial como matéria de construção da sociedade.

Alexandre Vogler | Nave

Artista Plástico, Doutor em Linguagens Visuais pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes – UFRJ. Professor do Instituto de Artes da UERJ. Desenvolve desde 2000 trabalhos em contexto público e sistemas de comunicação, individualmente ou em coletivos. Investiga a construção de estruturas de ativação e propagação de energia vital, seja por intermédio de configurações planares ou projetos instalativos / ambientais. Exibiu trabalhos na X Bienal de Havana, Portikus Frankfurt, MHKA Antuérpia, X Bienal do Mercosul e Panorama da Arte Brasileira (em Atrocidade Maravilhosas, 2001). Realizou individuais no Paço Imperial, 2018; Centro Cultural São Paulo, 2009, Galeria A Gentil Carioca (2007 e 2005) e Galeria CRUARB – Porto, Portugal (2000). Integrou os coletivos de artistas Atrocidades Maravilhosas, Rradial e Tupinambá Lambido (em atividade) Diretor do curta-metragem Base para Unhas Fracas, 35mm, 2011 e da montagem teatral Aplique de Carne (2013). Artista residente do Programa Ateliers da Lada, 2000/01 no Porto, Portugal e FLAT Residency em Amsterdam, 2010.

Imagem da obra Nave, de Alexandre Vogler, exposta na Galeria Anita Schwartz.

Antonio Bokel | Cadeira quebra galho, 2015

Antonio Bokel nasceu no Rio de Janeiro em 1978, onde vive e trabalha. É um artista visual que utiliza pintura, desenho, fotografia e escultura em suas pesquisas. Realizou a sua primeira exposição individual em 2003, na Ken’s Art Gallery, em Florença, Italia, onde residiu e fez cursos de fotografia e história da arte. No Rio de Janeiro, teve aulas de modelo vivo com Bandeira de Mello e fez cursos de pintura, com João Magalhães e com Luiz Ernesto, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Ao longo das duas últimas décadas, tem realizado exposições no Brasil e no exterior. Seu trabalho hoje se encontra nas maiores coleções brasileiras, como as de Gilberto Chateubriand, a da BGA Investimentos e a do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio).


Intervenções das Artes por ArtRio no Shopping Leblon
1º piso do Shopping Leblon
Av. Afrânio de Melo Franco, 290. Leblon, Rio de Janeiro
Até 12 de setembro de 2021

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.