A ArtRio chega a sua 13ª edição e apresenta as primeiras galerias brasileiras e internacionais confirmadas em sua programação. Em 2023, a feira de arte, reconhecida como uma das mais relevantes do calendário do setor, ocupará área 25% maior em relação ao ano anterior, focando em trazer mais conteúdo. Seguindo o cenário global de discussão e atitudes focadas em sustentabilidade e conscientização sobre o tema, a feira também terá uma série de ações voltadas para a redução de seu impacto.
A feira acontece entre os dias 13 e 17 de setembro, mas a ArtRio tem uma série de iniciativas e programação que acontecem ao longo do ano. Desde sua 1ª edição, em 2011, sua proposta sempre foi ter um calendário anual, levando conhecimento e o contato com a arte a diferentes públicos, tanto incentivando a visitação de museus, galerias e instituições como também realizando ações em espaços diversos. Com esse pensamento, a ArtRio estimula o mercado e promove debates sobre grandes temas, como também foca na acessibilidade, levando conhecimento a diferentes públicos.
“Chegamos em 2023 olhando para o futuro – e o que esperamos para nossa sociedade e nosso planeta. Através da arte e de nossas ações, queremos participar de forma eficaz e efetiva das mudanças e novas atitudes que serão necessárias. Os movimentos artísticos sempre desempenharam um importante papel como impulsionador de mudanças e também como agregador, e entendo que a ArtRio tem posição importante ao dar visibilidade para essas questões”, posiciona Brenda Valansi, presidente da ArtRio.
A organização já tem a confirmação de mais de 100 colecionadores e curadores convidados, de fora do Rio de Janeiro, que estarão presentes na feira, incluindo visitantes de países como Estados Unidos, Panamá, Suíça, Paraguai, Espanha, Peru, Dinamarca, França, Turquia, Bélgica e Itália. A programação inclui ainda visitas a museus e instituições, galerias, ateliês e coleções privadas.
O Comitê Curatorial da ArtRio 2023, responsável pela seleção das galerias participantes dos programas VISTA e PANORAMA, é formado pelos galeristas Alexandre Roesler (Galeria Nara Roesler), Antonia Bergamin ( Galeria Galatea), Filipe Masini e Eduardo Masini (Galeria Athena), Gustavo Rebello (Gustavo Rebello Arte), e Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4). As galerias que compõe o programa SOLO foram convidadas pelo curador do projeto, Ademar Britto.
As primeiras galerias selecionadas participam dos programas:
PANORAMA
Programa voltado para galerias do circuito nacional de arte moderna e contemporânea.
VISTA
Programa destinado a galerias que apresentem projetos especiais com até três artistas e curadoria experimental, inéditos ou concebidos exclusivamente para a feira.
ArtRio 23 | GALERIAS
A Gentil Carioca
Acervo Galeria de Arte
Alban
Almeida & Dale
Amparo 60
Anita Schwartz Galeria de Arte
ArteFASAM Galeria
Athena
Aura Galeria
Bianca Boeckel
Bordallo Pinheiro
C.galeria
Carbono Galeria
Carcara
Casa Triângulo
Cassia Bomeny Galeria
Dan Galeria
Danielian Galeria
Fólio
Fortes D´Aloia & Gabriel
Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea
Galatea
Galeria de Arte Ipanema
Galeria Estação
Galeria Francisco Fino
Galeria Karla Osorio
Galeria Leme
Galeria Luisa Strina
Galeria Lume
Galeria MaPa
Galeria Marco Zero
Galeria Marilia Razuk
Galeria Mario Cohen
Galeria Movimento
Galeria Murilo Castro
Galeria Radiante
Galeria Raquel Arnaud
Galería Sur
Galleria Continua
Gisela Projects
Hilda Araújo Escritório de Arte
Inox
Isla Flotante
Jackie Shor Projects
Janaina Torres Galeria
La Balsa Arte
Lemos de Sá Galeria
Luis Maluf Galeria de Arte
Martha Pagy Escritório de Arte
Matias Brotas Arte Contemporânea
Mendes Wood DM
Mercedes Viegas Arte Contemporânea
Millan
Mul.ti.plo
Nara Roesler
Nonada
Paulo Kuczynski
Piero Atchugarry Gallery
Pinakotheke
Portas Vilaseca Galeria
Pró Arte Galeria
Quadra
Rodrigo Ratton
Sergio Gonçalves Galeria
Silvia Cintra + Box 4
Simões de Assis
Steiner
Vermelho
Verve
Zipper Galeria
No primeiro dia da feira, serão apresentados os vencedores do Prêmio FOCO. A ArtRio 2023 terá ainda o programa SOLO, com galerias trazendo projetos desenvolvidos por um único artista, e o EXPANSÃO, que se dedica à valorização e apoio às instituições que desenvolvem trabalhos utilizando a arte como inclusão social.
Na imagem, foto da ArtRio 2022