Concerto da série Osesp MASP relaciona Diego Rivera e Bach

02/09/2020 - Por ArtRio

Segunda apresentação do projeto de concertos que mescla arte e música no palco do auditório do MASP será essa quarta-feira, 2 de setembro, online e gratuito. Em razão das medidas de isolamento social impostas pela pandemia, as apresentações foram reformuladas: os concertos seguirão ocorrerão no Auditório do MASP, mas sem plateia, e serão transmitidos ao vivo pela página do museu no YouTube. Os vídeos ficarão disponíveis nas redes sociais do MASP posteriormente por tempo ilimitado após a transmissão.

O objetivo do projeto é estabelecer diálogos entre a arte e a música, relacionando similaridades estéticas e históricas de ambas. Por isso, cada apresentação é comentada por um especialista convidado, que faz conexões entre obras do acervo do MASP e as composições musicais.

A apresentação dessa semana contará com fala de Felipe Martinez, doutor em história da arte pela Unicamp. Ele relacionará a obra “Os semeadores”, 1947, de Diego Rivera, com repertório de Johann Sebastian Bach, Caio Facó, Franz Schubert e Ángel Villoldo. As composições serão executadas por Emmanuele Baldini, spalla da Osesp, e a Academia da Osesp com Gabriel de Almeida, Guilherme Perez, João Senna, Yohanna Alves, Nathalia Sudario e Claudia Machicado.


Osesp MASP
2 de setembro, às 20h
On-line

Grupo:
Emmanuele Baldini, spalla da Osesp, e Academia da Osesp com:
Gabriel de Almeida – violino
Guilherme Perez – violino
João Senna – viola
Yohanna Alves – viola
Nathalia Sudario – violoncelo
Claudia Machicado – contrabaixo

Programa:
JOHANN SEBASTIAN BACH
Variações Goldberg: Ária e 5 Variações (arranjo de Caio Facó)
CAIO FACÓ
As Veias Abertas da América Latina
FRANZ SCHUBERT
Movimento para Trio de Cordas em Si bemol maior, D.471
ÁNGEL VILLOLDO
El Choclo (arranjo de Pablo Agri)
JOHANN SEBASTIAN BACH
Partita nº 2 em ré menor, BWV 1004: Ciaccona

Palestrante:
Felipe Martinez, doutor em história da arte pela Unicamp. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como MAM, Casa do Saber e MASP

x Posso ajudar?