ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

“Como habitar o presente?”: exposição na vitrine da Simone Cadinelli

17/07/2020 - Por ArtRio

A Galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea inaugura a partir de 20 de julho de 2020 a exposição “Como habitar o presente? Ato 1 – É tudo nevoeiro codificado”, com curadoria de Érika Nascimento, na vitrine de seu espaço em Ipanema e em seu site. Com obras em vídeo de 14 artistas de todo o Brasil sendo projetadas 24h por dia até o dia 22 de agosto, os passantes da Rua Aníbal Mendonça não precisarão se preocupar com as restrições de circulação ou de ocupação de locais fechados.

Para aqueles que não são do Rio de Janeiro ou que estão evitando sair de casa, a Galeria oferece também uma versão virtual, no site da galeria, que repicará a vitrine e trará  informações completas das obras e dos artistas. Será possível conhecer e assistir a todos os trabalhos exibidos na exposição, que reúne obras de Anna Bella Geiger, Aslan Cabral, Fernando Velázquez, Gabriela Noujaim, Jeane Terra, Kammal João, Luzia Ribeiro, Manata Laudares, Moisés Patrício, Nadam Guerra, PV Dias, Roberta Carvalho, Regina Pessoa e Vinícius Monte.

A curadora Érika Nascimento conta que a exposição “acontece em um mundo pandêmico, onde a noção de tempo, passado, presente e futuro parece estar dilatada”. “É uma exposição-projeto”, explica, “no sentido de projeção para novos mundos possíveis, em uma época em que um vírus afasta nossos corpos e impõe limites e barreiras no cotidiano, nos colocando em um estado de angústia e impotência, e evidenciando grandes abismos sociais já existentes”. “Como habitar o presente?” pode ser vista “através da janela de nossos celulares, computadores ou, em um universo possível, na vitrine da galeria”, observa a curadora.

Érika Nascimento chama a atenção para a possibilidade de sermos “espectadores atuantes num tempo fora de controle, em um planeta que nos alerta sobre os impactos de uma terra cansada, entrando em colapso, enquanto estamos imersos em anseios, solidão, mortes, incertezas, negacionismos, vídeo-chamadas, zoom, emojis, redes sociais, memes, algoritmos, fakes news e infinitas lives. Vivendo em um mar de saudades e nostalgias diárias registradas em #tbt, em uma tentativa de reconexão com o mundo”.

O segundo ato, “Como habitar o presente? Ato 2 – Estamos aqui”, será realizada de 24 de agosto a 25 de setembro de 2020, também na vitrine da galeria com espelhamento e mais informações no site, e com outros treze artistas.

_____

De 20 de julho a 22 de agosto de 2020
Na vitrine da Simone Cadinelli Arte Contemporânea e em exibição on-line
Rua Aníbal de Mendonça, 171, Ipanema, Rio de Janeiro
Patrocínio: Grupo Petra Gold

_____

Na imagem: Jeane Terra, still do vídeo “Fábrica de Sonhos”, 2019

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.