Com curadoria de Barbara Copque, Letícia Puri e Roberta Mathias, e consultoria de Ana Paula Alves Ribeiro, a exposição coletiva “Memórias Habitadas” reúne um grupo de 20 artistas e um coletivo que se propõem a pensar memórias e arquivos para além de leituras consolidadas.
“O que pode um arquivo? Como seus acervos são narrados e tutelados? Onde fica a fronteira do que aconteceu e do que foi inventado? Essas são algumas inquietações que a exposição pretende evocar”, explicam as curadoras.
Seis artistas visuais foram comissionados para criarem trabalhos especificamente para a mostra: Alice Yura e Ge Vianna (vencedoras do Prêmio FOCO ArtRio), Mariana Maia, Museu Imaginário de História Natural, Pérola Santos e Xadalu Tupã Jekupé. Os demais já trabalham com material de arquivamento: Alessandro Fracta, Alberto Pereira, Eliana Alves Cruz, Domeio, Joelington Rios, Asmahen Jaloul, Marina Feldhues, Mayara Ferrão, Mbé, Roberta Holiday, Rodrigo Ribeiro-Andrade, R0na, Silvana Marcelina, Tayná Uràz e Yoko Nishio.
A coletiva vai de 12 de julho a 1º de outubro de 2024, nas galerias das unidades Sesc Nova Friburgo (Av. Pres. Costa e Silva, 231), Teresópolis (Av. Delfim Moreira, 749) e Três Rios (R. Nelson Viana, 327). A classificação é livre e a entrada gratuita.