ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA

Coletiva marca a 13a edição do Festival Novas Frequências

17/11/2023 - Por ArtRio

Em 2023, o Festival Novas Frequências realiza uma exposição de arte com instalações inéditas de Caio Rosa, Levante Nacional TROVOA, Tiganá Santana e um trio formado por Ana Lira, Nathalia Grilo e Alexandre Fenerich, para além de inúmeros shows, performances e DJ sets – e também um bailão de sound system, uma roda de sample e um seminário.

“Séculos de gritos / Milênios de ritos” toma seu título emprestado de um poema (ou oriki) de Abdias Nascimento, “Mãe”, presente no livro de 1983 que exalta a ancestralidade e o agora, “Axés do Sangue e da Esperança”. A coletiva que carrega em seu conceito a energia da libertação trazida pelos seculares gritos de luta, os vibrantes gritos de festas, os transgressores gritos de brincadeiras. Essas forças poderosas que nascem de mistérios milenares ganham forma de ritos, frutificando sonhos e práticas sensíveis de criação.

A exposição versa então sobre a ancestralidade e a interação comunitária do Carnaval sob diferentes aspectos, aproximando turmas de bate-bola, as tias do samba e os icônicos blocos Cacique de Ramos e Ilê Aiyê.

Em cartaz de 6 a 22 de dezembro no Futuros Arte & Tecnologia. Funcionamento: de quarta a domingo, das 11h às 20h. A entrada é gratuita.

SOBRE AS OBRAS

Ana Lira, Nathalia Grilo, Alexandre Fenerich: Nos embalos da Tamarineira, Mamãe eu vou Caciquear!
Instalação sonora que concebe o improviso como o chão que acolhe as ideias trocadas entre os artistas e demais aldeões do Grêmio Recreativo Cacique de Ramos com o trio de artistas conectados pelo Novas Frequências. Os frutos das sonoridades Caciqueanas são aqui celebrados em diversas esferas: do quintal ao desfile, sendo o clima de bastidores a energia do espaço e as as cores tradicionais da agremiação: preto, vermelho e branco.

Caio Rosa: Visões do Luvemba*
A pesquisa e a série buscam construir pontes entre a cultura Bate-bola, nascida nos subúrbios do Rio de Janeiro e as culturas tradicionais centro-africanas que se mantêm vivas até hoje em nossa diáspora e no continente. A vídeo-instalação acompanha algumas turmas durante os últimos 4 anos, entre a Zona Oeste e a Zona Norte carioca, mostrando parte do processo de produção das fantasias, a intenção de seus integrantes em desconstruir o estereótipo violento relacionado à cultura, o êxtase e o rito durante o carnaval, relacionando-as à cosmogonia
Bakongo, presentes nos povos Angola/Congo, que são uma das matrizes que fundamentam essa que é uma das mais ricas manifestações culturais do sul global nos últimos 90 anos.

Levante Nacional TROVOA: Na Ginga do Estandarte
O coletivo de artistas Levante Nacional Trovoa, a convite do Festival Novas Frequências 2023, concebeu uma videoinstalação que traz como poética as vivências de três senhoras: Betinha, Guesinha e Jura. “Na Ginga do Estandarte” propõe a ideia de
legado através de um viés sensível, partindo de encontros de gerações de mulheres que convidam o espectador a mergulhar no universo do samba atravessando uma avenida de histórias.

Tiganá Santana: Ilês, Aiyês, Carnavais e Ancestrais
A obra se configura como uma instalação sonora em diálogo com uma expografia perfilada por tecidos (amarelos, vermelhos, pretos e com estampas do bloco afro IlêAiyê), palhas-da-costa, esteiras, tambor, num conjunto de significados e materiais que homenageiam o primeiro bloco afro do Brasil, o IlêAiyê, fundado em Salvador no
ano de 1974, a partir de um Terreiro de Candomblé, o IlêAxéJitolu. A peça sonora, composta pelo artista e gravada na capital da Bahia, conta, em suas texturas e camadas, com a participação de percussionistas do bloco e do grupo
BaianaSystem, sinalizando, estética e tecnologicamente, que as complexas invenções, estratégias e inteligências negras estiveram (estão e estarão) como proposição nos diversos tempos e de múltiplas formas.

Saiba mais sobre o evento, na página oficial do Festival Novas Frequências.

ArtRio Marketplace


Patrocinadores


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.