A Claraboia inaugura, a partir do dia 17 de janeiro de 2026, a exposição “Jirau”, primeira individual da artista pernambucana Abiniel João Nascimento (vencedora do Prêmio FOCO ArtRio 2025), em São Paulo. Localizada no térreo, a mostra reúne cerca de 15 obras inéditas, entre pinturas e esculturas. Realizada em parceria entre a Claraboia e a Marco Zero, a individual reflete sobre matéria, natureza e sociabilidade.
Em Jirau, Abiniel João Nascimento (Carpina, PE, 1996) reúne pinturas e esculturas feitas especialmente para a sua individual, com foco nas relações entre vida vegetal e sociabilidade no território de origem, na Zona da Mata, norte de Pernambuco.
O título da mostra remete à estrutura de madeira elevada comumente usada por povos originários e comunidades ribeirinhas, especialmente no Norte e no Nordeste do país. Construído com materiais do próprio território e a partir da observação atenta do ambiente, o jirau responde às cheias, à umidade e à circulação do ar, organizando a vida cotidiana em diálogo com os ciclos naturais.
Nesta exposição, o jirau orienta a seleção de trabalhos, onde Abiniel reflete sobre as transmutações inerentes às matérias vindas da natureza, enquanto observa como os elementos que pesquisa — fibras de folhas secas de palmeira, carnaúba, cerâmica e cera de abelha — interagem com seus gestos artísticos. A individual inclui ainda pinturas inéditas em tinta a óleo sobre tecido, que ampliam o campo de investigação tanto com materiais que respondem à tradição artística quanto com aqueles que propõem uma nova interação entre arte, natureza e ciclos de vida.
A pesquisa deAbiniel João Nascimento explora as temporalidades dos animais, vegetais e minerais, entrelaçando-os em uma mesma historicidade compartilhada com a vida social. Partindo de cosmologias indígenas, ela questiona o antropocentrismo e encontra no mundo vegetal a matéria base que transforma em escultura, pintura, cerâmica e instalação.
A exposição vai até 7 de março de 2026. A Clarabóia fica na Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2906, São Paulo. Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 11h às 15h. Entrada gratuita.