ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA

Cinemateca do MAM reabre essa quinta, dia 28 de outubro

26/10/2021 - Por ArtRio

Fechada desde março de 2020, em razão da pandemia de Covid-19, a Cinemateca do MAM será reaberta após uma modernização de equipamentos no dia 28 de outubro. Segunda mais antiga do país e um dos mais relevantes arquivos audiovisuais da América Latina e centro de referência do cinema brasileiro e mundial, a Cinemateca reabre sob rígidos protocolos sanitários.

De acordo com o diretor executivo do MAM Rio, Fabio Szwarcwald: “Instalamos um ozonizador no sistema de refrigeração da sala, de modo a garantir que o ambiente seja desinfetado diariamente antes da entrada do público”. Durante o período de fechamento, a Cinemateca passou por uma modernização tecnológica e investiu em uma série de equipamentos. “A Cinemateca é hoje um dos únicos espaços no país a projetar filmes em película. Reproduzir uma sessão como era originalmente em 1895, com um piano ao vivo, em velocidade mais lenta, é uma oportunidade rara que talvez só a estrutura mantida pelo MAM Rio possa proporcionar às novas gerações”, comenta Hernani Heffner, gerente do espaço.

A programação que ocupa a sala nessa reabertura engloba os vinte anos da Semana da Língua Italiana no Mundo, as comemorações do Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual e o novo ciclo Veredas do Patrimônio Audiovisual

Nos vinte anos da Semana da Língua Italiana no Mundo, a Cinemateca do MAM se junta ao Istituto Italiano di Cultura para celebrar a figura de Dante Alighieri. “Dante, l’Italiano” é o tema da semana promovida pela rede cultural e diplomática italiana. Buscando olhar para a relação entre Dante e o cinema, diversos trabalhos que abordam a vida e obra do autor da Divina Comédia serão apresentados. Em destaque estão as animações de Boris Acosta, diretor que vem dedicando todo seu trabalho em apresentar o gênio de Dante Alighieri, a versão do filme O Inferno (1911) com acompanhamento musical e ainda, uma sessão do filme A era do gelo 3 (2009), que traz referências à obra do autor.

Além dessas exibições, também engloba a programação de abertura as comemorações do Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual. A data, celebrada no 27 de outubro, marca a adoção da “Recomendação pela Salvaguarda e conservação das imagens em movimento” pela Convenção Geral da UNESCO realizada em Belgrado em 1980. Neste momento tão delicado para o patrimônio audiovisual brasileiro apresentamos uma programação que vai ocupar tanto o auditório Cosme Alves Netto quanto o canal online da Cinemateca do MAM. No auditório, faremos uma homenagem a um nome fundamental da história da televisão brasileira, o maestro, produtor e diretor Cláudio Petraglia e também ao centenário da atriz Cacilda Becker. Além disso, em parceria com a Filmoteca da Catalunha, participamos das celebrações dos 150 anos de nascimento de Segundo de Chomón, um dos mais inventivos pioneiros do cinema mundial.

Still do filme ‘A Jornada Infernal de Dante’

Programação de Outubro 2021

28 de outubro de 2021 

14h | Dia Mundial do patrimônio audiovisual. Homenagem a Cláudio Petraglia. Centenário de Cacilda Becker. Um breve encontro de Italo Morelli e Walter G. Durst. Brasil, 1968. Com Cacilda Becker, Mauro Mendonça, Homero Kossac, Elizabeth Hartmann. Teleteatro. 82’.
Versão reeditada por Cláudio Petraglia. Exibição em MP4 (H264). Classificação indicativa 12 anos

18h30 | Dia Mundial do patrimônio audiovisual. Homenagem a Cláudio Petraglia. Centenário de Cacilda Becker. A vaidosa de Walter G. Durst. Brasil, 1968. Com Cacilda Becker, Homero Kossac, Luiz Sergio e Sergio Hingst. Teleteatro. 84’. Versão reeditada por Cláudio
Petraglia. Exibição em MP4 (H264). Classificação indicativa 12 anos

29 de outubro de 2021 

18h30 | Dia Mundial do patrimônio audiovisual. Homenagem a Cláudio Petraglia. Centenário de Cacilda Becker. Elizabeth da Inglaterra de Walter G. Durst. Brasil, 1968. Com Cacilda Becker, Homero Kossac, Bárbara Fazi, Xandó Batista e Cláudio Mamberti. Teleteatro. 68’.
Versão reeditada por Cláudio Petraglia. Exibição em MP4 (H264). Classificação indicativa 12 anos

30 de outubro de 2021 

14h | Dia Mundial do patrimônio audiovisual. Chomón essencial. 150 anos de Segundo de Chomón. O herdeiro de Can Pruna (L’Hereu de Can Pruna) de Segundo de Chomón. Espanha, 1904. 6’ + Os ovos de Páscoa (Les œufs de Pâques) de Segundo de Chomón. França, 1907. 4’ + As tulipas (Les tulipes [?]) de Segundo de Chomón. França, 1907. 5′ + Escultor moderno (Sculpteur Moderne) de Segundo de Chomón. França, 1908. 6′ + As borboletas japonesas (Les papillons japonaises) de Segundo de Chomón. França, 1908. 4′ + Avante a música (En avant la musique) de Segundo de Chomón. França, 1907. 3’. + Hotel elétrico (Hôtel électrique) de Segundo de Chomón. França, 1907. 8’ + Os lunáticos (Les lunatiques) de Segundo de Chomón. França, 1908. 3’ + Espectro vermelho (Spectre rouge) de Segundo de Chomón e Ferdinand Zecca. França, 1907. 7’. + O teatro elétrico de Bob (Le Théâtre électrique de Bob) de Segundo de Chomón. França, 1909. 5′ + Sinfonia bizarra (Symphonie bizzarre) de Segundo de Chomón. França, 1907. 7′ + Barcelona, principal cidade da catalunha (Barcelona, principale ville de la Catalogne) de Segundo de Chomón. Espanha, 1912. 5’. + Mais forte que Sherlock Holmes (Più Forte Che Sherlock Holmes) de Giovanne Pastrone. Itália, 1913. 6′. Filme silencioso. Com acompanhamento musical do maestro Joan Pineda. Exibição em DCP. Classificação indicativa livre

Sessão em parceria com a Filmoteca de Catalunya y del Departament de Cultura


Cinemateca do MAM Rio
Av. Infante Dom Henrique, 85
Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro
Tel: (21) 3883-5600
Entrada gratuita com contribuição sugerida: Inteira R$20,00 | Meia (estudantes, crianças e +60) R$10,00

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.