

A Danielian Galeria, na Gávea, apresenta duas exposições, com curadoria de Marcus de Lontra Costa e Rafael Fortes Peixoto. Na casa principal, ocupando os dois andares, estará “Fragmentos de uma pintura amorosa”, com 35 obras recentes do artista Chico Cunha, professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 2002.
“Desde o início, Chico Cunha se afirmava como um dos mais destacados da Geração 80. Em meio à vibração cromática e os gestos vigorosos, a pintura de Chico caminha na direção contrária, com delicados fragmentos de uma paisagem íntima. Uma ponte entre tempos”, diz Marcus de Lontra Costa. Rafael Fortes Peixoto comenta que “este flerte entre o texto de Barthes e as obras do Chico Cunha se apresentou para nós quando percebemos que os dois partem de um olhar afetivo para pensar tanto a linguagem como a pintura em si”. “O Chico coloca na tela vários fragmentos que ele capta da história da arte, do imaginário cultural brasileiro e de suas próprias memórias em uma provocação completamente contemporânea sobre a força e o papel da imagem”, afirma.
No pavilhão anexo, com 200 metros quadrados e pé direito de 4,5 metros, será dedicado à artista ítalo-brasileira Pietrina Checcacci, com a mostra “Carnação”, que tem o corpo feminino como principal tema de seu trabalho a partir dos anos 1970, quando em meio à tortura ou ao exílio, “o corpo representava o primeiro espaço da manifestação política”, explicam os curadores. A mostra reúne 35 obras, principalmente, desde 2005 até agora, várias delas inéditas, e esculturas emblemáticas feitas nos anos 1970, 80 e 90. As exposições ficam em cartaz até 20 de julho de 2024.
Perto de completar 83 anos, Pietrina Checcacci, que veio aos treze anos com a família para o Rio de Janeiro, ganha uma dupla homenagem. Além da mostra da Danielian Galeria, será inaugurada a exposição “Pietrina Checcacci: táticas do corpo”, no dia 4 de junho, na galeria Galatea, em São Paulo.
A mostra vai até o dia 20 de julho de 2024. A Danielian Galeria fica na Rua Major Rubens Vaz, 414, Gávea. Funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 11h às 19h, e sábados, de 11h às 17h. Entrada gratuita.