

Fundado em 2015, o Solar dos Abacaxis celebra 8 anos com um evento dedicado ao amor e à Oxum. As atividades que marcam o fim de 2023 acontecem neste sábado (09/12), a partir das 12h, com entrada gratuita.
Na data acontece o encerramento de uma exposição em homenagem à Rochelle Costi, artista que é evocada em sua generosidade e seu amor. A mostra celebrativa reúne trabalhos de 330 artistas em uma instalação inédita, que parte da sua obra intitulada ‘Coleção de Artista’, que ficava montada no espaço íntimo de seu quarto, em volta de sua cama e recentemente habitou espaços expositivos.
Também será o último dia da exposição que resulta do primeiro programa de ateliês, a OFICINA SOLAR, a coletiva “Cultivos do Mistério”, que apresenta os processos e obras desenvolvidas durante o período de residência de Ana Bia Silva, Anti Ribeiro, Carchíris, Carolina Favre, Fujioka 藤岡, GianMarco Porru, Janice Mascarenhas e Loren Minzú.
Às 14h, Gianmarco Porru e Carolina Favre fazem a ação “Balé de água corporal”. Rafael RG, vencedor da primeira edição do Prêmio FOCO ArtRio, realiza às 13h a performance “Mil voltas e voltas que eu dei”.
Outra ação é o lançamento do catálogo da exposição “Vida Transbordante e os Desejos do Mundo”, que teve curadoria de Ana Clara Simões Lopes, Bernardo Mosqueira, Catarina Duncan e Lorraine Mendes, reunindo obras de artistas cujas maneiras de sentir, pensar e ser com o mundo oferecem alternativas potentes à limitada e limitante concepção de realidade imposta pela ciência moderna. Os participantes foram: Denise Alves-Rodrigues, Dyó Potyguara, Efe Godoy, Génova Alvarado, Gilson Plano, Iah Bahia, Felipe Meres, Juno B., Luana Vitra, Manfredo de Souzanetto, Napê Rocha, Patricia Domínguez, Rubens Takamine, Tuca Mello e Zheng Bo.
O Solar dos Abacaxis fica na Rua do Senado, 48 – Centro.