

Em março de 2021, o Instituto Tunga deu início ao Projeto Catálogo Raisonné Tunga(1952-2016). Dentre todos os tipos de monografias e estudos, esta será a mais definitiva e completa publicação sobre a obra do artista pernambucano.
Coordenado pela especialista Christina Gabaglia Penna, o catálogo reunirá de forma organizada, por temas, por técnicas e/ou cronologicamente, todas as obras bidimensionais do artista, acrescidas de suas referências documentais: citações e/ou reproduções em livros, recortes de periódicos, cartas,
fotografias, catálogos de exposições, etc.
“A catalogação exige um detalhamento aprofundado de cada obra: número identificador, título, data, dimensões, técnica, suporte, assinatura, carimbo, inscrições, descrição, histórico, coleção, localização, bibliografia relacionada e registro fotográfico. Por isso, estamos fazendo um importante cruzamento de informações da nossa biblioteca, arquivo e museologia. O resultado será um rico recurso de pesquisa,
com uma checagem complexa de fonte e procedência de cada obra”, explica Clara.
O Catálogo Raisonné Tunga fará parte da pequena lista de artistas brasileiros contemplados com esse
tipo de publicação, tais como Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Iberê Camargo, Eliseu Visconti e Leonilson.
Certificação e chamada aberta
A preservação da obra inclui uma preocupação constante com a autenticidade das obras que
circulam no mercado. Por isso, paralelamente ao projeto da catalogação, o Instituto Tunga deu início à certificação das obras bidimensionais do artista por meio de um preciso processo de identificação e autenticação das mesmas.
A certificação contará, quando for necessário e quando houver dúvidas, com o apoio da Comissão Consultiva composta por Everardo Miranda, Paulo Venancio Filho e Waltercio Caldas. Tratam-se de três pessoas que tiveram grande e longo convívio com Tunga e que auxiliarão na validação das obras autênticas do artista.
Além de auxiliar os colecionadores do artista, o projeto irá inibir falsificações e contrafação. Deverá, ainda, mudar a mentalidade dos proprietários das obras de arte, que passarão a perceber a sua responsabilidade na conservação do patrimônio artístico.
Para saber mais sobre o projeto, acesse www.institutotunga.com ou em contato via email: cr@institutotunga.com.
Imagem:
De Tunga, “Lúcido Nigredo” (1998), vidro soprado, esponjas marinhas, bolas de cristal, pentes, bolas de bilhar, feltro e pérolas dispostas sobre o vidro, dimensões variáveis.