Vencedora do Prêmio FOCO ArtRio 2015, a artista visual Carla Chaim, artista plástica brasileira, apresenta sua primeira exposição individual em Buenos Aires, intitulada como “Suspensión”, no MACBA. Com curadoria de Natalia Sosa Molina e Víctor López Zumelzu, a mostra reúne obras representativas de sua trajetória recente com desenhos de ações performáticas, vídeos e instalações que articulam uma reflexão persistente sobre o corpo, o gesto e o tempo. As obras ocupam dois andares do museu e criam um território em que o corpo se torna medida, ferramenta e limite: uma superfície sensível que interrompe as lógicas de controle e produtividade.
A prática de Chaim, que transita entre a performance e o desenho, se instala nessa zona intermediária onde o traço é uma respiração e o movimento, uma forma de pensamento. Nesse ponto, o gesto interrompido, o traço que hesita ou se repete e a tensão de um corpo sustentado em equilíbrio instável delineiam uma poética e política da suspensão, um estado em que o fazer não busca resolver nem permanecer, abrindo-se para outro tempo. Cada obra encarna uma pergunta sobre a possibilidade de sustentar-se no espaço, no tempo, na matéria e sobre como o corpo, ao insistir em sua presença, dá forma a um lugar abstrato de resistência e afeto.
Ensaiando o próprio limite, Carla Chaim propõe uma escuta do mundo por meio da fragilidade e da persistência. Suspensión configura-se como um ensaio sobre o movimento e sua interrupção, sobre o desenho como coreografia mínima e o espaço como superfície performática da respiração. As obras propõem um outro ritmo, contrário ao da eficiência e velocidade contemporâneas. A ação se torna um estado de espera ativa, no qual o corpo resiste à aceleração do mundo e convida o espectador a habitar um tempo expandido e afetivo, em que cada respiração, traço ou pausa se converte em uma forma de pensamento encarnado.
Todas as obras selecionadas, de diferentes períodos de sua produção, respondem a uma forma de resistência que emerge do corpo quando o mundo exige velocidade. Suspensión apresenta a suspensão como ato vital, um gesto que insiste em existir, mesmo (ou sobretudo) à beira de seu desaparecimento.
A mostra “Suspensión” fica em cartaz até 8 de março de 2026. O MACBA está localizado na Av. San Juan 328, C1141 Cdad. Autónoma de Buenos Aires, Argentina. Funcionamento: De segunda à sábado, das 10h às 19h. Agendamento: https://museomacba.org/producto/entrada-general.