ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Bergamin & Gomide apresenta “Marcone Moreira: Conjunção”

12/11/2020 - Por ArtRio

Entre os dias 12 de novembro e 19 de dezembro a galeria Bergamin & Gomide (Jardins, São Paulo) apresenta sua última exposição do ano, a individual Marcone Moreira: Conjunção,  realizada em colaboração com Fernando Mota e texto de Aracy Amaral. A exposição apresenta cerca de 20 obras que compreendem quase 20 anos da trajetória do artista maranhense, abrangendo linguagens como pintura, escultura, instalação, entre outros.

O trabalho de Marcone Moreira está relacionado diretamente à memória de materiais impregnados de significados culturalmente construídos. Destacam-se os materiais escolhidos para compor as peças, retirados de carrocerias de caminhões e embarcações, chapas de ferro e artefatos de trabalhos. O artista desenvolve uma metodologia em que interessa especialmente a apropriação, o deslocamento e a troca simbólica de materiais, a partir de procedimentos que visam a representação da cultura popular na arte contemporânea.

Não á toa que as ideias de deslocamento do objeto estejam presentes na obra de Moreira, a cidade de Marabá no estado do Pará, em que vive atualmente – e que viveu durante a adolescência -, é local de passagem e trânsito de mercadorias e pessoas. Desde o início de sua trajetória, afirma a importância da cidade amazônica em sua produção – ao selecionar, seccionar, agrupar e ressignifcar como coisa sua – transforma os materiais que ali coleta em obras de arte.

Na obra Sacrifício (detalhe na imagem), 2005, Marcone Moreira utiliza materiais provenientes de carrocerias de caminhões, como madeira e parafusos, para compor uma ideia de cruzamento. Ao sintetizar as linhas no formato de cruz, experimenta algo menos volumoso, criando assim um campo de ocupação espacial com peças que são originalmente ornadas com signos e grafismos. Dessa forma estabelece uma relação com os aspectos simbólicos dos cruzamentos, como a estrutura de trânsito e o entroncamento de vias, referências diretas às transformações do deslocamento na região amazônica com a construção da rodovia transamazônica, em que as estradas substituíram os rios e os caminhões os barcos.

Marcone Moreira: Conjunção
12 de novembro a 19 de dezembro
Bergamin & Gomide
Rua Oscar Freire, 379, Lj 1, Jardins, São Paulo
Mais informações em bergamingomide.com.br


Na imagem: detalhe da obra Sacrifício, 2005. Madeira de carroceria e parafusos, 180 x 202 cm

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.