ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Asuka Anastacia Ogawa apresenta a individual “Melinha”

21/03/2024 - Por ArtRio

A Galeria Nara Roesler São Paulo apresenta a exposição “Melinha”, com treze pinturas inéditas da artista Asuka Anastacia Ogawa (1988, Tóquio) criadas especialmente para esta mostra. Baseada em Los Angeles, a artista, filha de mãe brasileira e pai japonês, foi aos três anos para Petrópolis, e na adolescência, cursou o Ensino Médio (High School) na Suécia, e concluiu seus estudos em Londres, na Central Saint Martins College, onde se graduou em artes visuais.

A diversidade cultural que permeou seus anos de formação teve grande impacto em sua produção artística, que incorpora diferentes referências visuais, crenças e tradições. Sobre fundos monocromáticos e vibrantes, suas pinturas oníricas retratam figuras andróginas com rostos cuidadosamente construídos e olhos amendoados que parecem mirar para além dos limites da tela. As imagens retratadas por Asuka Anastacia Ogawa remetem, sobretudo, à sua ancestralidade japonesa e afro-brasileira. “Embora eu não tenha um tema quando pinto, estou sempre pensando em minha mãe, avó e bisavó, e na beleza, força, luta e amor de nossos ancestrais”, diz a artista.

Para esta exposição, a proximidade familiar foi também física. Pela primeira vez, Asuka produziu em companhia de sua mãe, que se interessou pela pintura e acabou por participar ativamente na produção de algumas de suas obras, na preparação dos fundos das telas. Além da participação direta no desenvolvimento dos trabalhos, a presença materna proporcionou à artista uma atmosfera de calma e de serenidade que transparece nas obras, enquanto que seu processo de produção também foi marcado pelo aprofundamento em práticas meditativas. Durante este período, mãe e filha, lado a lado, puderam também revisitar memórias de Amelia, avó materna de Asuka, cujo apelido, Melinha, dá nome à exposição.

LEGADO ANCESTRAL
A influência do legado ancestral na produção de Asuka Anastacia Ogawa é visível não só nos diversos elementos e detalhes presentes em suas telas – vestimentas, adereços, objetos e animais cuidadosamente inseridos em suas composições – como também através da representação de situações cotidianas e temas relacionados ao afeto e a ritos espirituais, criando obras ambíguas e misteriosas, carregadas de simbolismos que a conectam às suas diversas raízes.

A mostra “Melinha” segue em exibição até 11 de maio. A Nara Roesler São Paulo fica na Avenida Europa, 655. Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 11h às 15h. Entrada gratuita.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.