

Em 2025, a ArtRio chega a sua 15ª edição com muitos motivos para comemorar. Reconhecida como um dos mais importantes movimentos em prol da arte na América Latina, desde 2011 a ArtRio é uma grande agenda de ativações ligadas à arte, sempre atuando para disseminar a arte brasileira e nossos artistas no cenário internacional, atuar junto ao mercado de arte do país buscando as melhores práticas, condições e transparência, e a realização de projetos ligados a formação de novos públicos e acessibilidade. A feira de arte, que esse ano será realizada de 10 a 14 de setembro, na Marina da Glória, é a data central dessa plataforma ativa 365 dias por ano.
Se ao longo dos últimos anos a realização da feira estimulava uma intensa agenda em galerias e instituições, com aberturas de exposições, visitas guiadas e conversas com artistas, em 2025 essa ocupação de artes por toda a cidade cresce e entra para o calendário oficial com a primeira Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro. Realizada pela ArtRio e Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, a Semana terá agenda artes visuais, cinema, dança, teatro, arquitetura, design e expressões artísticas, acessível a todos e que impacte de forma positiva moradores e visitantes. É a potência da arte unindo todos os bairros e regiões, arte moderna, contemporânea, popular. A programação completa está no site da ArtRio.
A cidade também será um grande museu a céu aberto. Na primeira quinzena de setembro, uma parceria com a Clear Channel, vai espalhar pelo mobiliário urbano de toda a cidade posters de obras de 15 grandes artistas brasileiros. Entre as peças estão obras de Vik Muniz, Djanira, Anna Bella Geiger, Bruno Lyfe, Miguel Rio Branco, Lucia Laguna, Mulambö.
Na Marina da Glória, a ArtRio terá dois grandes pavilhões – TERRA e MAR, área de gastronomia e de conexão nos jardins. Serão mais de 80 galerias presentes. “A ArtRio conquistou, ao longo de todos esses anos, o reconhecimento do mercado como uma feira de alta qualidade, com forte potencial de gerar negócios ao mesmo tempo em que realiza um intenso e contínuo trabalho na construção de novos públicos para arte. Ter a ArtRio incentivando a criação de uma Semana de Arte e Cultura no Rio de Janeiro mostra como toda a cidade é impactada pelo evento, com importantes reflexos também na economia e no turismo”, indica Maria Luz Bridger, diretora artística da ArtRio.
O programa PANORAMA, onde estão galerias com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea, teve sua seleção feita por um Comitê formado pelos galeristas Alexandre Roesler, Antonia Bergamin, Filipe Masini e Eduardo Masini, Gustavo Rebello, Juliana Cintra e Marcio Botner. As galerias estarão presentes no Pavilhão TERRA e no Pavilhão MAR.
O programa SOLO DUO, com galerias apresentando projetos inéditos e exclusivos para a feira de arte, com a participação de um ou dois artistas, tem a curadoria de Ademar Britto. A ideia é que o público possa conhecer o trabalho de artistas e suas diferentes técnicas e linguagens tanto com presença única ou na criação de possíveis diálogos. As galerias do SOLO DUO estarão no pavilhão MAR, construído na área externa da ArtRio.
O programa BRASIL CONTEMPORÂNEO tem a participação de 10 galerias brasileiras que trazem um retrato da riqueza e beleza da criação artística de diferentes regiões do país. A curadora Paula Borghi teve como base para essa seleção o tradicional “fazer com as mãos” – artistas que trabalham desde a concepção, criação e produção de suas obras de forma totalmente manual. Assim, cada peça traz consigo o fazer e o ensinamento que atravessa histórias e gerações.
Um dos mais belos cartões postais da cidade vai ganhar um Jardim de Esculturas especial durante a realização da 15ª ArtRio. A curadora Christiane Laclau selecionou 15 obras de artistas brasileiros que irão “dialogar” com o cenário onde estão o Pão de Açucar, a Baía de Guanabara, os jardins de Burle Marx no Parque do Flamengo. Com artistas de diferentes escolas, gerações e regiões do país, o espaço vai mostrar a pluralidade da produção da brasileira, em um espaço tanto de pausa como de contemplação.
A feira de arte terá ainda o programa MIRA, dedicado a videoarte. O evento terá também o CONVERSAS ArtRio e o programa EXPANSÃO, que foca na valorização e apoio às instituições que desenvolvem trabalhos utilizando a arte como inclusão social.
A Artrio 2025 tem patrocínio máster da Vale, com patrocínio da cerveja Stella Artois, PRIO e VIVO. A feira de arte tem o apoio de ALLOS, Bombay Sapphire e IBMEC | Instituto Yduqs, além de parceria com Rio Galeão e Granado. O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana é o hotel oficial do evento e o Shopping Leblon é o shopping oficial.
O evento tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura. A ArtRio é realizada pela Dream Factory.