Artistas Latinas traz pop up de arte inédito como programação paralela da ArtRio
Localizada no Edifício Odeon, uma construção Art Déco situada na Cinelândia, coração cultural do centro do Rio de Janeiro, a Casa Artistas Latinas abre suas portas no próximo sábado (14), com uma programação intensa para o mês de setembro. O projeto vai atuar como programação paralela para a ArtRio, ficando como legado para a cidade pelo período de três meses. Partindo dos pilares da coletividade, o espaço será um importante ponto de encontro para as artes visuais, reunindo uma programação que tenha como foco a discussão sobre a inserção de mulheres artistas na economia criativa, trazendo bate papos, ateliês abertos e exposições.
Para sua estreia, o espaço receberá a exposição Bagagem: a casa do amanhã, não se pode visitar, com curadoria de Ana Carla Soler e Francela Carrera, que reúne 21 artistas do Brasil, Guatemala, Uruguai e Argentina. A exposição é uma prévia do estande do Instituto Artistas Latinas no ArtRio e seu conceito é construído a partir de três poemas da poetisa, professora, filósofa, romancista e contista mineira Adélia Prado, vencedora do Prêmio Camões 2024, apresentando trabalhos das artistas Alice Yura, Anita Ekman, Anny Lemos, Carol Ambrósio, Cleiri Cardoso, Dyana Santos, Evna Moura, Katia Wille, María Villanueva, Lila Deva, Lui Trindade, Marilyn Boror Bor, Maria Macêdo, Mayeli Villalba, Medusa, Mery Horta, Natali Tubenchlak, Noel de Leon, Sylvana Lobo, Thaís Iroko e Val Souza.
A curadora Francela Carrera destaca que “a exposição é um marco para o Instituto, que se consolida cada vez mais como um espaço de diálogo entre os países da América Latina. Reunimos nela uma rica produção de mulheres artistas de diferentes países que discutem múltiplas perspectivas e materialidades, entendendo a passagem do tempo em temas antagônicos: do sagrado ao profano, do mito ao sonho”. A também curadora Ana Carla Soler completa que “em nossas pesquisas, para desenvolver os projetos em curadoria nas Feiras de Arte, sempre buscamos trazer artistas que não estão, oficialmente, representadas por Galerias. Assim, podemos abrir oportunidades para que seus trabalhos sejam comercializados institucionalmente para colecionadores de arte e instituições. Além de garantir, ao entrar nessas coleções que os seus legados sejam reconhecidos e preservados ”
Além da exposição principal, no mês de setembro, a programação também contará com encontros promovidos pela Galeria Lira, com curadoria de Carla Oliveira e Thaís Tolentino, lançamento da Piscina #1, publicação anual da plataforma Piscina, com edição de Paula Plee, fundadora e diretora criativa da plataforma e co-edição da curadora Ana Roman, que colaboram 75 artistas, curadores e pesquisadores. Contaremos também com uma caminhada histórica pela Cinelândia promovida pelas plataformas Mira e Histórias Guardadas, com Ana Pecis, Paula Scofano e Thaís Bambozzi e a mostra Zumbido, Chiado, Grunido, assinada pelo Levante Nacional Trovoa, com obras das artistas Azizi Cypriano, Andressa Núbia, Ben Cipriano, Jade Maria Zimbra, Jéssica Senra, Júlia Vicente, Mayara Velozo, Medusa, Thaís Iroko e Yedda Affini.
Marianna Botelho, vice-presidente do Instituto Artistas Latinas ressalta que “abrir um espaço de arte, no meio da Cinelândia, é o desejo de todo empreendedor da economia criativa. Ficamos muito felizes com o convite trazido por Amadeu e pelo ARÁ de colaborar com esse projeto e construir um espaço que tem um diálogo muito grande com todo o ecossistema do nosso setor – nós trazemos aqui desde artistas até galeristas e instituições. Somos um espaço democrático e aberto para todas.”
PROGRAMAÇÃO
14/09 – de 10h às 19h
Abertura da exposição Bagagem: a casa do amanhã, não se pode visitar
Curadoria de Ana Carla Soler e Francela Carrera
Artistas: Alice Yura, Anita Ekman, Anny Lemos, Carol Ambrósio, Cleiri Cardoso, Dyana Santos,
Katia Wille, María Villanueva, Lila Deva, Lui Trindade, Marilyn Boror Bor, Maria Macêdo, Mayeli
Villalba, Medusa, Mery Horta, Natali Tubenchlak, Noel de Leon, Evna Moura, Val Souza,
Sylvana Lobo e Thaís Iroko.
Período: de 14/09 a 12/10
Visitação: de quarta a sábado, de 10h às 19h
21/09 – de 10h às 19h
Abertura da exposição Zumbido, Chiado, Grunido
Curadoria do Levante Nacional Trovoa
Artistas: Azizi Cypriano, Andressa Núbia, Ben Cipriano, Jade Maria Zimbra, Jéssica Senra,
Júlia Vicente, Mayara Velozo, Medusa, Thaís Iroko e Yedda Affini.
Período: de 21/09 a 12/10
Visitação: de quarta a sábado, de 10h às 19h
23/09 – de 17h às 21h
Esquenta para a ArtRio, com DJ e drinks
Entrada gratuita
25/09 – de 14h às 20h
14h às 16h – Mentoria Prosa, pela Galeria Lira de 14h às 16h
16h às 17h – Lançamento do livro Piscina #1 com sessão de autógrafos
17h as 19h30 – Happy Hour
28/09 – de 14h às 19h
10h às 12h – Caminhada histórica pela Cinelândia com Ana Pecis e Paula Scofano
13h às 14h Conversa com Carolina Rodrigues + Ativação Lambe lambe: Chiado — fricção,
denúncia e presença com as artistas participantes da exposição e Carolina Rodrigues, Diretora
do Museu Bispo do Rosário e Curadora do Instituto Artistas Latinas
14h às 15h – Visita nas exposições da Casa Artistas Latinas com Thaís Bambozzi
15h às 17h – Oficina de escrita e escuta do sensível com Ana Pecis e Thaís Bambozzi
A Casa Artistas Latinas fica na Praça Mahatma Gandhi, 2 – salas 203 e 204 – Centro, Rio de Janeiro. Horário de funcionamento: quarta a sábado, de 10h às 19h. Entrada gratuita