

Na quinta-feira, 13 de setembro, a Galeria Cavalo inaugura a mostra ‘Like Thinking’, primeira individual do artista finlandês Kari Cavén (Savonlinna, 1954) no Brasil desde que representou o seu país na Bienal de São Paulo em 1987.
Cavén realizou cerca de cinquenta exposições individuais e participou em quase cem exposições conjuntas na Finlândia, nos países nórdicos, na Europa Central e fora da Europa. Ele representou a Finlândia por três edições nas bienais de Veneza e suas obras estão incluídas em quase todas as principais coleções públicas na Finlândia e em países nórdicos.
Aos 64 anos, o artista trabalha desde o início de sua produção com materiais encontrados e objetos da vida cotidiana, moldando-os e combinando-os de maneiras inusitadas. As obras de Cavén são frequentemente destacadas pelo pioneirismo ao transpor questões do movimento italiano ‘Arte Povera’ para a Escandinávia, mas também remetem ao Fluxus, construtivismo e surrealismo. A partir deles cria seu inimitável estilo – muitas vezes cômico e em outras
sistemático, sempre surpreendente em sua simplicidade artesanal.
Na sua exposição na Cavalo serão apresentados 15 trabalhos que ocuparão as duas salas
expositivas e outras partes da galeria, entre eles ‘Objeto Suspenso Não-Identificado’ uma
grande escultura pendente de bacias metálicas que reflete o seu entorno. Pela primeira vez no
Rio de Janeiro Kari Cavén mostra parte de um universo que combina a pureza do modernismo
com a complexidade do pós-industrialismo.
A exposição vai até o dia 7 de novembro. A Galeria Cavalo fica na Rua Sorocaba, 51, Botafogo. Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 12h às 20h. Sábados, das 13h às 17h. Entrada gratuita.