ArtRio 16a. edição | 16 a 20 de SETEMBRO de 2026 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 16a. edição | 16 a 20 de SETEMBRO de 2026 | MARINA DA GLÓRIA

Artista mexicano Gabriel de la Mora faz duas mostras no Brasil

02/11/2025 - Por ArtRio

Em cartaz em São Paulo na Galeria Simões de Assis e em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer, o artista Gabriel de la Mora (Cidade do México, México, 1968) opera em um processo obsessivo de coleta e fragmentação de materiais, em que cria superfícies mínimas e monocromáticas que demonstram o rigor técnico de seu trabalho. Sua obra assume formatos diversos e incomuns, brincando com as noções pré-estabelecidas de desenho, pintura e escultura, ocultando seus procedimentos de maneira a confundir o espectador.

No Brasil, ele apresenta até o dia 20 de dezembro de 2025, a mostra “Repetición Diferencia”, na Galeria Simões de Assis (Alameda Lorena 2050 A Jardin, São Paulo). “O trabalho de Gabriel de la Mora é, talvez, um dos maiores exemplos das infinitas possibilidades que um mesmo procedimento artístico pode suscitar. Desde meados dos anos 1990, o artista emprega materiais inusuais, carregados de simbologia, para criar trabalhos que operam visualmente dentro de categorias tradicionais como desenho ou pintura, porém afastando-se totalmente das formas esperadas para esses suportes. De fios de cabelo a penas de pássaro, de reboco de paredes a cédulas de dinheiro, de rabiscos apagados aos fiapos da borracha usada para apagar o desenho no papel, de solas de sapato furadas a caixas de som descartadas, tudo está sujeito ao gesto de apropriação e transformação do artista”, escreve Julia Lima no texto crítico.

No dia 4 de novembro (terça-feira), os visitantes do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba) terão uma oportunidade única: participar de mediação e oficina conduzidas pelo artista mexicano. Sua exposição individual “Veemente”, está em cartaz na Sala 1. É uma realização do MON, com curadoria de Marcello Dantas. São 70 obras, entre instalações, telas com técnicas mistas e esculturas, a maioria produzida entre 2000 e 2025.

O conjunto apresenta não só a estética do artista e sua evolução, mas também a diversidade e peculiaridade dos materiais utilizados, que vão além dos suportes e pigmentos tradicionais. Numa mesa central, diversos materiais estão disponíveis aos visitantes para que façam suas próprias experiências artísticas.

Na terça-feira pela manhã, às 10h30, o artista conduzirá uma oficina prática, explorando os materiais não convencionais utilizados nas suas obras. À tarde, às 15h, os participantes poderão dialogar com o artista em uma visita mediada pela exposição, abordando detalhes do processo criativo das obras. A entrada é gratuita, mediante a retirada de ingressos.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.