Anna Maria Maiolino e Nil Yalter vão receber Leão de Ouro na 60ª Bienal de Veneza
A artista visual ítalo-brasileira Anna Maria Maiolino, de 81 anos, será agraciada com o Leão de Ouro pela carreira na 60ª edição da Bienal de Arte de Veneza, que começa em 20 de abril de 2024. A homenagem foi aprovada na sexta-feira (3 de novembro) pelo conselho de administração do evento, que também vai entregar o Leão de Ouro honorário para a artista turca Nil Yalter, de 85 anos.
“Esta decisão é particularmente significativa dado o título e o enquadramento da minha exposição, centrada em artistas que viajaram e migraram entre o Norte e o Sul, a Europa e mais além, e vice-versa”, explica o curador da Bienal de Arte de Veneza, Adriano Pedrosa, também diretor artístico do MASP.
O trabalho de Anna Maria Maiolino desenvolve-se por uma variedade de meios: poesia, xilogravura, fotografia, cinema, performance, escultura, instalação e, acima de tudo, desenho. O amplo espectro de interesses e atitudes que fundamentam sua obra não segue um desenvolvimento linear no próprio trabalho ou no tempo. Pelo contrário, pela diversidade de meios, ela cria uma teia em que temas e atitudes se entrelaçam enquanto significados migram entre um trabalho e outro.
Em 2019, Maiolino teve uma grande retrospectiva de seu trabalho no PAC Milano e na Whitechapel, em Londres. Em 2017, uma importante retrospectiva de sua obra foi apresentada no MoCA Los Angeles, como parte do projeto Pacific Standard Time: LA/LA, da Getty Foundation. Em 2010, uma ampla retrospectiva itinerante foi realizada na Fundação Antoni Tàpies, Barcelona, no Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela, Espanha, e no Malmö Kunsthalle, na Suécia (2011). Sua obra integra mais de 30 acervos de museus, como MoMA, MoCA Los Angeles, MASP, Malba, Reina Sofia, Centre Pompidou, Tate Modern e Galleria Nazionale di Roma.
A cerimônia de premiação acontece no sábado, 20 de abril de 2024, em Ca’ Giustinian, sede da Bienal de Veneza.
Leia o comunicado oficial do anúncio.
Visite o site oficial da artista.