ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA

Anjos com armas: Sergio Camargo, Lygia Clark, Mira Schendel e Hélio Oiticica

12/03/2024 - Por ArtRio

A Pinakotheke Cultural do Rio de Janeiro inaugura para o público no dia 18 de março a exposição “Anjos com armas”, apresentando aproximadamente 50 obras dos artistas Sergio Camargo (1930-1990), Lygia Clark (1920-1988), Mira Schendel (1919- 1988) e Hélio Oiticica (1937-1980. A curadoria é de Max Perlingeiro com a colaboração do artista Luciano Figueiredo.

A mostra é um tributo ao crítico e curador britânico Guy Brett (1942-2021), que desempenhou papel decisivo na internacionalização da arte brasileira, ao criar, junto com o artista filipino David Medalla (1942-2020), e outros amigos, a lendária galeria Signals, que de 1964 a 1966 exibiu obras desses fundamentais artistas que são Lygia Clark, Hélio Oiticica,Mira Schendel e Sergio Camargo. Quatro obras que estiveram originalmente na Signals, estarão expostas na Pinakotheke Cultural: “Bicho-Contrário II” (1961), “Espaço Modulado nº 4” (1958) e “Espaço modulado nº8” (1959), de Lygia Clark, e “Relief” (1964), de Sergio Camargo.

Contracultura em Londres e amor pela arte brasileira
A respeito da Signals, Max Perlingeiro comenta que “contracultura pra eles era tudo que saia do mainstream, e não tinha na época nada mais fora do pensamento dominante do que a arte latino-americana na Inglaterra dos anos 1960”. Até o fim de sua vida, Guy Brett foi próximo dos artistas brasileiros.

“Guy Brett sempre foi a grande referência para uma melhor compreensão da produção artística no Brasil a partir dos anos 1960. Sua amizade com artistas como Sergio Camargo, Hélio Oiticica, Lygia Clark e Mira Schendel, na década de 1960, e, mais tarde, com Lygia Pape, Cildo Meireles, Antonio Manuel, Tunga, Waltercio Caldas, Regina Vater, Roberto Evangelista, Maria Thereza Alves, Jac Leirner, Ricardo Basbaum e Sonia Lins, propiciou a divulgação da produção artística brasileira através de diversos artigos e livros”, afirma Max Perlingeiro.

Para ele, o livro “Brasil experimental-arte/vida: proposições e paradoxos” (editora Contracapa, 2005), com textos de Guy Brett sobre esses quinze artistas citados acima, com organização e prefácio de Katia Maciel, e tradução de Renato Rezende, é “leitura obrigatória”.

Dupla publicação “Anjos com armas”
Max Perlingeiro lembra que o contato com o grande crítico Yve-Alain Bois surgiu quando pensou na exposição comemorativa do centenário de Lygia Clark – realizada de agosto a outubro de 2021 na Pinakotheke Cultural, no Rio de Janeiro, e de novembro de 2021 a 15 de janeiro de 2022, na Pinakotheke em São Paulo. Naquela mostra, ele obteve a “preciosa colaboração” de Yve-Alain Bois, e publicou um trecho de seu ensaio “Angels with Guns”, que agora chega na íntegra ao público brasileiro, com a exposição “Anjos com Armas”.

Na abertura da exposição será lançada a dupla publicação “Anjos com Armas”– dois volumes envolvidos por uma “luva” – bilíngüe (port/ingl), em formato de 21 x 27 cm. O primeiro, com 132 páginas, traz na íntegra o texto “Anjos com Armas” (“Angels with Guns”), de Yve-Alain Bois.

Quando o filósofo enviou o texto para a tradução em português, ele instigou a Pinakotheke a montar uma exposição com base no ensaio, que trata-se de um texto muito amoroso sobre a importância da Signals e a amizade. O volume 2, com 128 páginas, contém as imagens das obras da exposição, e fotografias de época, como as que mostram a Signals. Os textos são de Guy Brett sobre os artistas Sergio Camargo, Lygia Clark, Mira Schendel e Hélio Oiticica, apresentação de Max Perlingeiro, e ainda um texto de Luciano Figueiredo, que em 2017 organizou, com Paulo Venâncio Filho, no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro, a exposição “Guy Brett: a proximidade crítica”, em “reconhecimento ao longo interesse intelectual e afetivo do crítico por nossos artistas”, assinala Max Perlingeiro.

A mostra vai até o dia 11 de maio de 2024. A Pinakotheke Cultural – Rio de Janeiro fica na Rua São Clemente 300, Botafogo. Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e sábados das 10h às 16h. Entrada gratuita.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.