

O projeto “Álbum MNBA”, do Museu Nacional de Belas Artes, reúne depoimentos, passagens, experiências, relatos, e vivências de ex-servidores, servidores e/ou pessoas que tiveram ou têm conexão com o acervo da instituição. Estes testemunhos em breves vídeos, buscam resgatar parte da memória institucional do MNBA, que concentra o maior acervo de obras de arte do século 19, sendo um dos mais importantes museus do gênero no país.
No décimo capítulo da série serão abordadas as visitas monitoradas, atividade essencial que já é realizada há mais de 40 anos pelo Setor Educativo do Museu, pela voz do educador Reginaldo Tobias, que conduziu incontáveis visitações.
As visitas monitoradas tem por objetivo a difusão e a divulgação do acervo da instituição, visando a preservação da sua coleção. Iniciadas pioneiramente em 1982 no MNBA, elas duravam de 45 a 60 minutos e eram solicitadas por escolas públicas ou particulares, além de outras instituições. Nestes percursos às vezes aconteciam situações inesperadas.
O vídeo poderá ser visto no dia 14 de dezembro, quinta-feira, a partir das 11h, no Instagram do @mnbario ou no Facebook: MNBARio.