ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA

Palco Instituto Cultural Vale | Conversas: Artistas do programa SOLO (parte 1), com Mellisa Oliveira, Siwaju, Thiago Nevs, Moris, Manuel Brandazza e mediação de Ademar Britto.

Nascido em Rosário, na Argentina, em 1975, Manuel Brandazza estudou design de vestuário e têxtil na Universidade de Buenos Aires e fez parte do Programa de Artes Visuais Rojas-UBA/Kuitca 2003-2005. O design têxtil, os murais, a cerâmica e a escultura são as principais linguagens que se cruzam na obra de Manuel. Suas últimas produções evocam o universo piscícola e espiritual do Rio Paraná através de texturas sinuosas, circulares e expansivas trabalhadas com têxteis e argila. O rio é o ponto de partida, a primeira paisagem surreal, um paraíso universal que funda as pessoas e oferece o cultivo das mais nobres virtudes para a continuidade da vida. 


Melissa de Oliveira é fotógrafa e registra o que vê nas ruas e becos da comunidade onde reside. A moradora do Dendê foi motivada pela necessidade de documentar as coisas boas da região, já que a mídia tradi­cional reproduz uma imagem estereotipada, evidenciando a violência e a pobreza. Os registros começaram em 2019, dando início a uma série fotográfica com momen­tos e eventos divertidos, potentes e criativos a par­tir da sua ótica como moradora.


Israel Meza MorenoMoris’, nasceu (1978), vive e trabalha na Cidade do México. Suas obras estão na coleção permanente do MoMA New York, MOCA Los Angeles, Coleccion Jumex e FEMSA Monterrey, Perez Art Museum em Miami. Moris esteve presente na 9ª Bienal de Havana e na 30ª Bienal de São Paulo. 


Siwaju nasceu em São Paulo, em 1997, e hoje vive trabalha no Rio de Janeiro. Sua prática escultórica investiga a relação do tempo com diferentes ecologias, e é por meio do reaproveitamento de peças de aço doadas, coletadas e recicladas que seus trabalhos estabelecem uma relação íntima e direta com o pensamento tridimensional brasileiro. Estabelecendo relações entre a matéria, o Cosmos, as energias visíveis, invisíveis, entre o objeto e seu entorno, entre corpo escultórico e o espaço, sempre numa dimensão temporal em espiral e em movimento de expansão e retrospecção ativando conhecimentos afrodiásporacos.


Thiago Nevs nasceu na periferia de São Paulo em 1985, cidade onde trabalha até hoje. Em suas obras, ele explora a memória, o cotidiano e a cultura popular, com sua produção se em objetos, esculturas, instalações e pinturas. Tem interesse pelas narrativas visuais historicamente colocadas à margem dos sistemas hegemônicos de arte. Sua prática artística seleciona e junta objetos, transpondo paralelos entre perspectivas subjetivas pessoais e contextos histórico-culturais, mesclando um repertório visual fortemente influenciado por expressões artísticas oriundas de culturas populares e urbanas, sobretudo da "filetagem" (pintura ornamental de carrocerias de caminhões), dos pintores "abridores de letras" de embarcações do norte do Brasil, e finalmente da pixação e do grafite dos grandes centros urbanos.


 

28 SET
15h00 - 16h00

Patrocinadores


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.