Palco Instituto Cultural Vale | Conversas: Entrada pela web: comunicação e público online dos museus, com Erika Palomino (MAM Rio), Marcelo Andrade (MAR), Lívia Baião (Rio Memórias), com mediação de Domi Valansi
Erika Palomino é jornalista, escritora e consultora, com 30 anos de atividade profissional. Atualmente é gerente de Comunicação e Design no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Atuou como diretora do Centro Cultural São Paulo e é colunista da Elle Brasil. Trabalhou por 17 anos na Folha de S.Paulo, onde foi colunista e editora. Sua coluna semanal, a Noite Ilustrada, ajudou a jogar luz sobre novos comportamentos da cultura jovem e para a então emergente cena da moda brasileira. Inquieta e interessada em diferentes mídias, fez TV, rádio e pioneiras coberturas online. Em 2001 inaugurou seu site, instalado num galpão na Vila Madalena, onde funcionava a produtora de conteúdo House of Palomino.
Mary Paranagua é diretora de comunicação do museu virtual Rio Memórias e da Associação dos Amigos do Museu Histórico da cidade. É sócia da Mobile Comunicação. Tem mais de 35 anos de experiência nas áreas de comunicação, planejamento e sustentabilidade empresarial. Graduada em Comunicação Social e MBA em Marketing pela PUC-Rio e ESG pelo Ibmec. Tem foco em estratégias de comunicação corporativa e instituições culturais, marketing de causas e em projetos de sustentabilidade.
Marcelo Henrique Andrade é Gerente de Comunicação do Museu de Arte do Rio de Janeiro, da Casa das Hostórias de Salvador e da Galeria Mercado. Jornalista, mestre em jornalismo, escritor e pesquisador dos movimentos da linguagem das redes sociais entre espaços de cultura e as comunidades. Passou por jornais, revistas, TV’s, rádios e comunicação empresarial. Começou a carreira no jornalismo impresso, passou pelo Diario de Pernambuco e pela Revista Nordeste. Se dedicou à cobertura de pautas especiais sobre direitos humanos e educação. Venceu 21 prêmios de jornalismo, entre eles o prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, um dos prêmios jornalísticos mais importantes do país. Pernambucano, é autor do livro-reportagem Lia de Itamaracá, que narra a trajetória da rainha da ciranda. A biografia é resultado do projeto de mestrado em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba.
Domi Valansi é jornalista e fotógrafa. É coordenadora de comunicação e conteúdo digital da ArtRio. Trabalha com comunicação online de museus desde 2020. Trabalhou na comunicação do MAM Rio, Museu Histórico da Cidade, MNBA, FGV Arte, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, NFT.Rio e Museum Week. É formada em jornalismo com especialização em Fotografia nas Ciências Sociais e Planejamento e Produção de Exposições.
17h00 - 18h00