Palco Instituto Cultural Vale | Conversas: Desvendando o papel dos curadores - guiando a experiência artística nas galerias
A curadora Fernanda Lopes, o sócio fundador da Galeria Athena, Filipe Masini, e a responsável pela direção artística da Anita Schwartz Galeria de Arte, Bianca Bernardo, irão discutir essa atual tendência do mercado que sugere a presença de curadores nas galerias de arte.
A presença frequente dos curadores tem sido considerada cada vez mais essencial na moldagem da experiência artística dentro das galerias. Eles atuam diariamente como mediadores entre os artistas, público e galeria, criando a narrativa visual e contextual das exposições e programação artística.
Sua expertise não apenas enriquece a compreensão das obras, mas também desencadeia diálogos e reflexões, tornando as galerias de arte em espaços de intercâmbio cultural e apreciação estética. Além disso, os curadores possuem a possibilidade de desafiar práticas, explorar temas sociais e facilitar diálogos, contribuindo para que o público crie uma conexão transformadora.
Fernanda Lopes é curadora e pesquisadora, doutora em História e Crítica de Arte pela UFRJ. Trabalhou como curadora adjunta do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2016-2020), e curadora associada em Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo (2010-1012). Publicou os livros “Éramos o time do Rei” – A Experiência Rex (Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, Funarte, 2006); Área Experimental: Lugar, Espaço e Dimensão do Experimental na Arte Brasileira dos Anos 1970 (Bolsa de Estímulo à Produção Crítica, Minc/Funarte, 2012) e Francisco Bittencourt: Arte-Dinamite (Tamanduá-Arte, 2016 – organizado com Aristóteles A. Predebon), além de diversos ensaios e artigos, especialmente sobre arte brasileira. Entre as curadorias que vem realizando desde 2008 está a Sala Especial do Grupo Rex na 29a Bienal de São Paulo (2010) e a curadoria adjunta da exposição Maria Martins: Desejo Imaginante no MASP (2021) e na Casa Roberto Marinho (2022). Em 2017 recebeu, ao lado de Fernando Cocchiarale, o Prêmio Maria Eugênia Franco da Associação Brasileira dos Críticos de Arte 2016 pela curadoria da exposição Em Polvorosa - Um panorama das coleções MAM-Rio. Atualmente é Diretora Artística da galeria Athena (RJ) e colaboradora do Atelier Sanitário (RJ) e do Instituto Pintora Djanira (RJ).
Filipe Masini é formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica Rio de Janeiro – PUC/RJ. E desde 2011 ocupa o cargo de sócio proprietário da Galeria Athena Contemporânea que representa artistas como Débora Bolzsoni, Vanderlei Lopes e Rodrigo Bivar. A Galeria foi fundada em 2011 por Eduardo e Filipe Masini como um espaço inovador de criação, discussão e divulgação da arte contemporânea.
Bianca Bernardo é curadora, arte-educadora e gestora cultural. Mestre em Artes (Ppgartes-UERJ), foi responsável pelo desenvolvimento de projetos socioeducativos em instituições culturais desde 2005. Curadora pedagógica da 11ª Bienal do Mercosul (2018) e gerente de educação do Museu de Arte Contemporânea Bispo do Rosário (2013-17). Colaborou com o Educativo do Museo Nacional de Las Culturas na Cidade do México (2017) e recebeu bolsa de residência artística para práticas pedagógicas em arte contemporânea no Hyde Park Art Center em Chicago/EUA (2017). Participou do seminário internacional El Siglo de las Mujeres, idealizado pelo Goethe Institut em La Paz, Bolívia (2022). Ministrou palestras, cursos e desenvolveu projetos em parceria com instituições nacionais e internacionais, tais como Purdue University, Funarte, Trienal de Sorocaba, Fórum Permanente, Museu da Língua Portuguesa e SESC. Atualmente é curadora convidada do projeto Ar Livre, Arte Livre, realizado pelo Goethe Institut no Parque do Aterro do Flamengo, e gerente artística da Anita Schwartz Galeria de Arte no Rio de Janeiro desde 2021.
19h00 - 20h00