Palco Instituto Cultural Vale | Conversas: "Preencher o silêncio" - uma conversa sobre a produção de André Griffo
O curador Raphael Fonseca, o poeta e escritor André Capilé e o designer Felipe Chodin conversam com André Griffo sobre a realização do primeiro livro do artista fluminense.
André Griffo vive e trabalha no Rio de Janeiro. É formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula, RJ, e dedica-se às Artes Visuais desde 2009. Suas obras compõem as coleções do Museu de Arte do Rio, Itau Cultural, Museu da Fotografia – CE, Denver Art Museum – EUA e Kistefos Museum - Noruega.
Raphael Fonseca é pesquisador da interseção entre Curadoria, História da Arte, Crítica e Educação e Doutor em Crítica e História da Arte pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. É curador de arte moderna e contemporânea do Denver Art Museum desde 2021, curador-chefe da 14ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre), a ser realizada em 2024, consultor curatorial da Prospect 6, Trienal de Nova Orleans, também a ser apresentada em 2024 e, ao lado de Renée Akitelek Mboya, assina a curadoria da 22ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil (São Paulo, 2023).
André Capilé é poeta, tradutor, performer e Professor de Literatura Brasileira na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Integrou o corpo editorial da revista escamandro e foi parte do conselho editorial das Edições Macondo. Publicou rebute (2019), chabu (2019) e rapace (2012), pela editora TextoTerritório; balaio (2014), pela coleção megamini da 7Letras; azagaia (2021), paratexto (2019) e muimbu (2017), pelas Edições Macondo; além de Tradução-Exu [ensaio de tempestades a caminho] (2022) e Uma A Outra Tempestade [tradução-exu] (2022), ambos em parceria com Guilherme Gontijo Flores, pela Relicário Edições.
Felipe Chodin atua como Diretor de arte da Act. Editora desde agosto de 2022. Designer gráfico pela FAU-USP e pós-graduado em Planejamento e Produção de Mídia Impressa pela Escola SENAI. Iniciou sua vida profissional no estúdio de design São Paulo Criação, conduzido por Rafic Farah e trabalhou por dez anos na SP-Arte, onde foi diretor de arte e coordenador da equipe de design. Na Act. Editora, foi responsável pelo projeto gráfico dos livros entre(tempos): Casa Zalszupin (2022), Bará (2023) e André Griffo (2023).
16h30 - 00h00