ArtRio | 14 a 18 de setembro de 2022 ArtRio | 14 a 18 de setembro de 2022

Conversa ArtRio | Exu nos museus e na Avenida

A equipe do Projeto No Barracão em parceria com a ArtRio/2022 convida para o talk "Exu nos museus e na Avenida".

Os curadores Leonardo Antan e Marcelo Campos com os artistas Leonardo Bora e Gabriel Haddad, carnavalescos dos Acadêmicos da Grande Rio irão debater a presença das artes do carnaval e afro-religiosas no universo institucionalizado, a partir do desfile campeão do carnaval carioca de 2022, com o enredo “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu.” A apresentação foi um gesto político e espiritual, que se aliou a outras iniciativas que têm desconstruído estigmas coloniais e do racismo religioso. Sua repercussão abre espaço para a presença e a ausência da produção carnavalesca nas instituições artísticas e o olhar dado a cultura afro-brasileira nesse contexto.

Proposto pela colecionadora Alayde Alves, o projeto é um desdobramento de sua monografia Joãosinho Trinta e a arte de carnavalizar (PUC-SP, 2009), No Barracão é um trabalho coletivo desenvolvido por Alayde e os curadores Clarissa Diniz, Leonardo Antan e Thaís Rivitti. Esse é o 6° debate organizado pelo projeto, os anteriores podem ser vistos no canal do YouTube do Carnavalize.

Foto Vítor Melo

18 SET
14h00 - 15h00

Patrocinadores


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.