ArtRio | 14 a 18 de setembro de 2022 ArtRio | 14 a 18 de setembro de 2022

Conversa ArtRio | Articulações artísticas para potencializar a vida

Um debate, que será mais uma troca e fomento de ideias, sobre como através da arte podemos atuar ativamente nas urgências do mundo. Como o mercado, somando ao papel subjetivo dos questionamentos levantados nos trabalhos e pesquisas artísticas, pode atuar efetivamente gerando recursos para iniciativas sociais que lutam na diminuição das desigualdades sociais.

Participam do debate Roched, do Instituto Vida Livre, Paula Borghi e Gabriela Davies, da Potência Ativa, e a artista Laura Lima.

Roched é pintor e diretor do Instituto Vida Livre, que trabalha na reabilitação de animais silvestres.

Paula Borghi é curadora e mestre em Crítica e História da Arte pela UFRJ. Sua pesquisa é voltada para ações que trabalham com arte e sociedade, colaborando em projetos que estendem a prática artística à política e que operam em comunidades e projetos sociais. Foi curadora adjunta da 11# Bienal do Mercosul, curadora convidada do Centro Cultural Hellerau no Projeto Brasil em Dresden, assistente curatorial de Ibis Habascal na 12# Bienal de La Havana e curadora da Residência Artística do Red Bull Station em São Paulo. Foi co-idealizadora do espaço Saracura e idealizadora do Projecto MULTIPLO, premiado pelo Rumos Itaú Cultural. E co-idealizadora da Potência Ativa, articulação de projetos de arte que debate as urgências do mundo e gera recursos para organizações que trabalham diariamente no front das lutas sociais.

Gabriela Davies é curadora e tem como foco a aproximação da arte ao público, estudando distintas maneiras de aproximar a comunicação entre o espaço institucional e seu meio. Ela trabalha proximamente com artistas emergentes brasileiros mas com uma perspectiva global derivada de seus estudos em Londres. Foi curadora e diretora da Galeria Aymoré (2016-2021), um espaço institucional com foco na experimentação da arte contemporânea brasileira. É formada na Central Saint Martins em estudos curatoriais e é mestre em História da Arte pela University College London. É especialista na cor rosa. E também é uma das co-idealizadoras da Potência Ativa.

Laura Lima é uma artista brasileira contemporânea. Suas obras encontram-se em coleções como Bonniers Konsthall, Estocolmo, Suécia; Instituto Inhotim, Brumadinho, Brasil; MAM Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil; Migros Museum für Gegenwartskunst, Zurique, Suíça.Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Trabalha com instalações, objetos e esculturas humanas, flertando com a linguagem da performance, mas renegando possíveis filiações ao seguimento.

15 SET
18h00 - 19h00

Patrocinadores


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.