PROGRAMAS ARTRIO 2019

A nona edição da ArtRio contou com os programas Panorama e Vista, onde as galerias
participantes apresentarão seus estandes no Pavilhão. Também, serão apresentados quatro
programas curados: Solo, Brasil Contemporâneo, Mira e Palavra.

 

SOLO

Para a ArtRio 2019, o programa SOLO, destinado a projetos expositivos com foco em importantes coleções de arte, contou com a curadoria de seu programa SOLO pela brasileira Sandra Hegedüs. Sandra estudou filosofia e cinema na FAAP, localizada em sua cidade de nascimento, São Paulo. Baseada na França desde 1990, Sandra passou a desenvolver atividades de produção audiovisual, contudo, seu amor pelas artes visuais a levou a dar início à sua coleção de arte contemporânea no início dos anos 2000.

O desejo por um engajamento maior, de modo a ajudar a promover e apoiar a produção artística levou Sandra a se tornar uma das mais importantes mecenas da arte contemporânea.

Em 2009, Sandra criou o SAM Art Projects , projeto que visa apoiar artistas contemporâneos com sede na França ou em países localizados fora dos principais circuitos do mercado de arte, de modo a incentivar intercâmbios artísticos e a criação de laços culturais entre a Europa e demais países.

O projeto é destinado a ajudar, promover e estimular – através de residências artísticas e do Prêmio SAM para Arte Contemporânea – o trabalho de artistas contemporâneos de países estrangeiros, assim como apoiar projetos de artistas franceses em países não europeus ou norte-americanos. Esses dois eixos dão origem a uma exposição anual realizada no Palais de Tokyo.

O SAM Art Projects se tornou, em 2013 uma fundação sem fins lucrativos, tendo Sandra como sua patrona. Atualmente, o comitê do SAM Art Projects é formado por Jean-Hubert Martin, Annabelle Ténèze, Sandra Hegedüs, Marie-Ann Yemsi, Jean de Loisy, Thierry Raspail, Myriam Ben Salah, Emma Lavigne e Nicolas Bourriaud. Atualmente, Sandra também faz parte do círculo internacional do Centro Georges Pompidou, sendo responsável pela aquisição de artistas latino-americanos, e do Centro Nacional de Artes Plásticas, órgão do Ministério da Cultura francês. Em 2017, Sandra foi convidada para ser curadora de um espaço na artmonte-carlo, dando Carte Blanche ao artista brasileiro Julio Villani. Essa é a primeira vez que Sandra será responsável por um setor em uma feira de arte em seu país natal, reforçando, de forma bastante carinhosa, seus fortes laços com o Brasil.

 

BRASIL CONTEMPORÂNEO

Pelo segundo ano consecutivo, o programa, curado por Bernardo Mosqueira, reuniu projetos individuais de artistas e galerias baseados nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul.

Bernardo Mosqueira (Rio de Janeiro, 1988) é curador e escritor. É um dos fundadores e gestores do Solar dos Abacaxis, espaço independente para arte, educação e transformação social no Rio de Janeiro; Vencedor da 9ª edição do Premio Lorenzo Bonaldi para curadores com menos de 35 anos, realizado bianualmente pelo GAMeC, em Bergamo, na Itália, com o projeto “Enchanted Bodies/Fetish for Freedom”; Idealizador e diretor do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio desde 2013; Membro da Comissão Curatorial da Galeria de Arte IBEU de 2011 a 2015; Lecionou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage; Realiza de forma independente o festival de performance Vênus Terra desde 2010; Foi um dos premiados no 1º Laboratório Curatorial da SP-Arte com a exposição “Trepa-Trepa no Campo Expandido”, 2012; É autor de diversos ensaios, catálogos e do livro de ficção “Carta Aberta por Zé Bento e Entendida por Zé Jorge” (2013); Foi responsável por dezenas de curadorias.

 

MIRA

O programa MIRA convidou o público a explorar narrativas visuais de artistas consagrados e novos nomes que usam a vídeo arte como plataforma.

 

PALAVRA

O programa propôs a palavra como peça fundamental na arte, promovendo conversas, leituras e performances de poetas e artistas que trabalham com a temática.

Edições anteriores

ArtRio 2016

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s.

ArtRio 2015

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s.

ArtRio 2014

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s.

ArtRio 2013

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s.