Anita Schwartz Galeria de Arte | Quando vires um centauro, acredita nos teus olhos, de Maria Baigur


No segundo piso, a Anita Schwartz Galeria de Arte apresenta a exposição Quando vires um centauro, acredita nos teus olhos, de Maria Baigur. Recentemente anunciada pela galeria, a artista estreia neste espaço sob a curadoria de Fernanda Lopes, exibindo um conjunto inédito de trabalhos que revelam uma dimensão importante de sua produção: o interesse pela fotografia não apenas como maneira de olhar o mundo, mas como construção da imagem.
“Há alguns anos, Maria Baigur busca na fotografia um gesto a mais, interessado no corpo e no tempo. Muitos dos seus projetos se expandem para o campo da ação numa dimensão performática e esse movimento fica claro nos trabalhos desta mostra”, sintetiza a curadora.
Tendo a fotografia no centro da sua prática artística, Baigur inicia sua trajetória na Anita Schwartz em um momento de expansão da sua pesquisa. “A fotografia continua sendo minha principal mídia, é a minha linha de raciocínio. No entanto, passei a explorar o universo dos seus materiais — papel, tinta, moldura, impressora — criando um corpo de trabalho que ainda se relaciona com a fotografia, sem recorrer a imagens fotográficas”, revela a artista.
A exposição apresenta cinco trabalhos que investigam as etapas e os materiais do processo fotográfico, além de resgatar o gesto e a intenção de Baigur. Um dos destaques da exposição é 40 horas, obra em que a artista reflete sobre jornada de trabalho e a passagem do tempo. Diante da aceleração da vida, Maria quis quantificar o tempo de outra maneira: na praia, lugar eleito para os momentos de ócio, decidiu vivenciar a passagem do tempo impondo-se uma jornada de trabalho formal, de 8 horas, durante cinco dias consecutivos. Mesmo de frente para o mar, tomando notas sobre o que observava durante o “tempo de não-trabalho”, sua câmera apontava para o céu de hora em hora, fazendo registros como quem bate o ponto.
O resultado são cinco obras (80 x 66 cm), cada uma composta por oito faixas do céu registradas
ao longo desse expediente, que exigiu um regime de observação, disciplina e desaceleração.
Quando vires um centauro, acredita nos teus olhos, de Maria Baigur
Anita Schwartz Galeria de Arte
Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, 22470-100, Rio de Janeiro
Abertura: 9 de abril de 2025, às 19h
Até 17 de maio de 2025
Segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados das 12h às 18h
Entrada gratuita