Anita Schwartz Galeria de Arte | Inatividade contemplativa


A hiperconexão e a produtividade são imperativos do mundo contemporâneo. Em oposição, o ócio e o contemplativo são estados originais do ser. Como existir na chamada Era dos Excessos? Em resposta, Anita Schwartz Galeria de Arte inaugura “Inatividade contemplativa”, 5ª edição do Projeto GAS, sob a curadoria de Cecília Fortes.
Inspirada no livro “Vita contemplativa: ou sobre a inatividade”, do filósofo sul-coreano radicado na Alemanha, Byung-Chul Han, a nova exposição reverência a pausa, o respiro e a fruição do tempo livre como um momento de repouso sagrado que reúne em si intensidade vital. É um convite à suspensão do tempo, uma afirmação do elemento contemplativo.
“Em seu ensaio, Han pondera sobre a importância da inatividade para o ser humano e argumenta que onde impera apenas o esquema de estímulo e reação, problema e solução, objetivo e ação, a vida se reduz à sobrevivência. Se perdemos a capacidade para a inatividade, nos igualamos a uma máquina que deve apenas funcionar. Sem o repouso, o ser humano se esvai de vitalidade e perde o divino”, observa Cecília Fortes, curadora da exposição e gestora artística da galeria. “Para ele, o ser humano
não é senão um concidadão em uma república dos seres vivos, da qual também fazem parte plantas, animais, pedras, nuvens e estrelas”.
2Inatividade contemplativa | Projeto GAS – 5ª edição
Anita Schwartz Galeria de Arte
Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, 22470-100, Rio de Janeiro
Abertura: 29 de janeiro de 2024, das 19h às 21h
Até 22 de março de 2025
Segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados das 12h às 18h
Entrada gratuita