Danielian Galeria | Ocupação Mulherio, coletiva
A Danielian Galeria apresenta a “Ocupação Mulherio”, um conjunto de exposições individuais das artistas de Nadia Taquary – “Marés”; Sônia Menna Barreto – “Fábulas”; Nelly Gutmacher – “Son(h)os”; Niura Bellavinha – “Essências”; e “Harmonias”, uma sala especial dedicada à obra da artista e marchande Marcia Barrozo do Amaral, falecida há um ano (1943-2023).
Os curadores Marcus de Lontra Costa, Viviane Matesco e Rafael Fortes Peixoto dão seguimento à ideia iniciada em 2022, com a mostra “Mulherio”, que reuniu trabalhos de 35 artistas mulheres de diferentes gerações, pesquisas e poéticas, a partir da pesquisa histórica e da seleção de trabalhos.
O trio curatorial destaca que “Ocupação Mulherio” não parte “de uma premissa ou de um enlace temático, mas tem como principal objetivo demonstrar a importância da trajetória destas mulheres para o ambiente cultural brasileiro, assim como a força e poesia de suas expressões”. “Sem categorizações ou classificações, “Ocupação Mulherio” reafirma “espaços e conquistas, mostrando que a arte representa o poder essencial feminino de criar e acima de tudo, transformar”, afirmam. Marcus de Lontra
Costa, Viviane Matesco e Rafael Fortes Peixoto assinalam ainda que “os títulos que diferenciam cada mostra são insinuações para que os visitantes possam conhecer e criar relações sensíveis com as obras expostas”.
Ocupação Mulherio, coletiva
Danielian Galeria | Rua Major Rubens Vaz, 414, Gávea, Rio de Janeiro
Abertura: 8 de agosto de 2024, às 18h.
Até 5 de outubro de 2024.
De segunda a sexta-feira, de 11 às 19h.
Sábado, de 11 às 17h. Entrada gratuita.
Imagem: Niura Bellavinha, Pintura. Articulado, pigmentos minerais, óxido de ferro, Moldavite, azurita + terras raras sobre algodão. 50x80cm.