ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Superfície | Da construção da cor à dispersão da luz, de Hermelindo Fiaminghi

22/06/2024 - Por ArtRio

Nascido em São Paulo em 1920, Fiaminghi foi um artista de intensa atuação no cenário cultural da cidade. Suas várias experiências profissionais implicam um corpo de obras múltiplo e que, à primeira vista, pode parecer dissonante, mas indicam a continuidade de seu pensar.

Em sua fase concretista, Fiaminghi explora os limites dos códigos geométricos, criando composições rítmicas que sugerem o deslocamento de formas, principalmente triângulos, a partir da lógica concreta e marcadas pelo contraste entre o pleno e o vazio. Entre 1959 e 1966, o artista passa a frequentar o ateliê de Alfredo Volpi, onde se aprofunda no uso da têmpera e herda parte de seus pigmentos, explorando cada vez mais a transparência das cores, no que ele nomeou de Corluz, pesquisa que perdurará até o fim de sua vida.

Ele entende a questão inicial como algo mais complexo: a luz branca que incide sobre um prisma e se dispersa nas várias cores que a compõem. Há a passagem de uma produção construtiva para o uso menos rígido das formas e cores, revelando o colorido como superfície flutuante. O gesto pictórico se destaca e sua pintura passa a revelar o próprio ato de pintar, assumindo sua subjetividade.

Hermelindo Fiaminghi participou de diversas individuais e coletivas, incluindo seis Bienais Internacionais de São Paulo.

Da construção da cor à dispersão da luz, de Hermelindo Fiaminghi
Superfície | Rua Oscar Freire 240 – São Paulo
Abertura: sábado 23 de março, das 11h às 17h
De terça a sexta, das 10h às 19h, e sábado, 11h às 17h
Entrada gratuita.

Artistas relacionados

Patrocinadores


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.