ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea | Kodak 12 poses

04/08/2023 - Por ArtRio

A primeira mostra da artista Maria Fernanda Lucena na galeria Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea, apresenta cinco pinturas de grande escala e sete menores, todas com temas ligados à memória e à passagem do tempo.

“Kodak 12 poses” mostra o conjunto de pinturas de Maria Fernanda, onde a artista convoca memórias pessoais e coletivas. É inevitável associarmos este nome à empresa norte-americana que produz itens relacionados ao cinema e à fotografia e foi uma das responsáveis por popularizar filmes de rolo e a câmera fotográfica portátil, sobretudo no
Brasil onde está instalada há mais de um século. Contudo, a opção pelo nome não tem caráter homenageante. É uma escolha íntima, fruto de uma identificação cromática e afetiva, uma aposta no gesto, no clique e na crença que só a fotografia analógica pressupõe um percurso.

Lucena opera em uma espécie de arqueologia visual. As camadas de tinta, não por mero acaso, sugerem que houve um processo de prospecção, revela-se algo recoberto por uma fração do tempo, resquícios cronológicos e a simbologia de uma época. O processo criativo de Lucena é ancorado em vestígios. Resgatar lembranças e estabelecer uma relação de troca com o que encontra.

 

Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea | Kodak 12 poses

Estrada da Gávea 712/4o andar, São Conrado, Rio de Janeiro

05 de agosto, sábado, das 15h às 19h

Segunda a sexta, das 11h às 18h ou sob agendamento

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.