ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Verve | Oráculo da Memória, de Shai Andrade

03/07/2023 - Por ArtRio

A Verve apresenta “Oráculo da Memória”, exposição individual da fotógrafa Shai Andrade (Salvador, 1992), acompanhada de texto crítico de Luciara Ribeiro. Na mostra, Andrade expõe uma série inédita, que vai de encontro a sua própria ancestralidade através das mulheres de sua família, todas nascidas no recôncavo baiano.

Ao revisitar as histórias de sua tataravó, bisavó, avó, mãe e tias, a artista constrói um tarô de memórias, em que cada carta simboliza uma delas. Na costura dessas memórias, realiza 8 autorretratos, nos quais vai revisitar as histórias dessas mulheres e versarsobre as relações afetivas por via de imagens familiares. Na relação destes retratos e suas cartas correspondentes, a sequência de trabalhos é apresentada de tal forma a criar uma experiência circular, em que o tempo é suspenso e a memória emerge de forma espiralar. “Com delicadeza e escuta, a artista constrói tempos não vividos dentro de corpos alheios. A partir de uma relação intensa com objetos coletados em imaginários familiares, em esforços de reconstruir os rastros de sua história ancestral imersa nas vidas das mulheres de sua família, a artista se recompõe como corpo que empresta sua fisicalidade para a imagem”, comenta Luciara Ribeiro no texto que assina para a mostra.

Oráculo da Memória, de Shai Andrade
1 de julho a 19 de agosto de 2023
Verve Galeria
Avenida São Luis, 192 – Sobreloja 06 – República, São Paulo
Terça a sexta-feira, das 11:00 às 18:00h
Sábado, das 12:00 às 17:00h

Galeria relacionada

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.