ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Lima Galeria | ‘Máscara, maré, memória’

26/06/2023 - Por ArtRio

Com curadoria de Mateus Nunes, ‘Máscara, maré, memória’ apresenta pontes poéticas e imagéticas entre produções de artistas nordestinos e nortistas atuantes com obras de brasileiros de outras geografias, propondo leituras horizontais, sem as segregações hierárquicas impostas pelo mercado e pelas instituições de arte que privilegiam artistas sudestinos pouco expostos no Maranhão. A partir dessas múltiplas conexões, a mostra argumenta que a cena local partilha núcleos questionadores com as esferas artísticas nacional e internacional, não apenas provando falsa a noção de atraso e subdesenvolvimento usualmente atrelada à região, mas exemplificando seu pioneirismo e sua sofisticação, à frente em questões centrais no panorama artístico.

Desse modo, embora os trabalhos se conectem em muitas frentes, há especificidades locais que irradiam nas múltiplas subjetividades de cada artista. Essas singularidades são exibidas de forma honrosa, rejeitando noções de exotismo e ingenuidade, destacando os hibridismos culturais que as estruturam através de intercâmbios forçados ou voluntários. Amplificando essas nuances plurais, a exposição é organizada em três núcleos temáticos que a intitulam e que sugerem reflexões acerca das obras.

Máscara, maré, memória
15 de junho a 31 de julho de 2023
Lima Galeria
Av. dos Holandeses, qd. 01, n. 01, Calhau, São Luís, Maranhão
Terça a sábado, 11 às 18h

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.