Silvia Cintra+Box4 | Área Play
A galeria Silvia Cintra + Box 4 tem o prazer de apresentar Área Play, exposição coletiva com curadoria e expografia de Laercio Redondo e Birger Lipinski. Os artistas que nessa exposição fazem a curadoria reuniram cerca de 30 obras que de alguma forma seguem a mesma linha de pensamento: uma relação com um dos últimos trabalhos de Hélio Oiticica, cujo título deu nome à exposição. Na obra Área Play, o artista levava uma pequena plataforma de 60x60cm, coberta de ladrilhos hexagonais, e a deslocava para diferentes pontos do Rio de Janeiro. A obra era deixada no chão e sobre ela acontecimentos poéticos urbanos despontavam, ou seja, sucedia a interação natural e espontânea das pessoas e do espaço.
Esse trabalho pouco conhecido de Oiticica é o agente inspirador e ponto de partida para exposição, norteando a seleção de obras, permeando uma leitura múltipla de trabalhos de artistas de diferentes gerações e suas questões que, não obstante a distância temporal para a época de Hélio, ainda encontram correspondências e ressonâncias em nosso tempo. Dessa forma, a exposição pretende também aproximar e contrapor questões que se mantêm como impasse na sociedade atual.
Além da curadoria, a expografia também foi desenhada para enfatizar a ideia dos acontecimentos poéticos urbanos, visto que as obras estarão montadas em dois grandes displays flexíveis de madeira, pensados para dar singularidade a cada obra exposta, como se fossem peças de um jogo que interagem com o espaço e os visitantes. Ultrapassando os limites expositivos da galeria, no dia da abertura, quem chegar à exposição será recebido no lado de fora pela obra “Vanish” (2005), de João Modé, que como seu próprio título reforça, irá desaparecer. Toda mostra é permeada por incertezas e traz diferentes pontos de vista que ecoam na prática de Hélio, atravessam sua obra e nos inquietam – ainda no nosso tempo
Área Play
20 de maio a 17 de junho de 2023
Silvia Cintra + Box 4
Rua das Acácias 104 – Gávea, Rio de Janeiro
Segunda a sexta das 10h às 19h
Sábado das 12h às 16h
Iole de Freitas, Sem título, 2018. 32x38x22cm. Aço inox. Ed. única