ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Galeria Athena | Yuri Firmeza: Agapanto Sísmico

08/05/2023 - Por ArtRio

A Galeria Athena apresenta no dia 13 de maio, a partir das 16h, a obra de Yuri Firmeza: Agapanto Sísmico.

Após estreia em Portugal em 2022, essa é a primeira vez que o filme Agapanto Sísmico, de Yuri Firmeza, é mostrado no Brasil. Ocupando a Sala Casa da Athena, esse trabalho foi comissionado durante a residência artística Fuso Insular na ilha de São Miguel, em Portugal, com objetivo de promover um encontro entre a paisagem da ilha e as pessoas que a habitam, oferecendo um novo olhar e um novo discurso que enriquecem o patrimônio artístico dos Açores. O projeto contou com a produção da Duplacena.

Tendo como ponto de partida um festejo popular – as tradicionais Cavalhadas de São Pedro -, Firmeza propõe uma ficção especulativa sobre a relação entre este santo padroeiro, um desastre natural (a imagem de São Pedro e a igreja a que deu o nome saíram ilesas da erupção vulcânica ocorrida no Pico do Sapateiro no século 16), o passado colonial, a religiosidade e a (re)encenação das cavalhadas para o tempo presente.

Yuri Firmeza: Agapanto Sísmico
13 de maio a 1 de julho de 2023
Abertura: Sábado, 13 de maio, 16h–19h
Rua Estácio Coimbra, 50, Botafogo
Horário: Terça–Sexta: 11h–19h | Sábado: 12h–17h

Galeria relacionada

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.