ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Millan | Anomalia da Solidão, de José Bento

28/03/2023 - Por ArtRio

Intitulada Anomalia da solidão, a nova individual de José Bento (1962, Salvador, BA), fica em cartaz de 1º de abril a 6 de maio na Millan e sucede Todos os olhos, realizada na galeria em 2018.

A mostra transforma o espaço expositivo por completo ao revestir todo o piso com serragem de árvores da mata atlântica, onde o artista apresenta “uma floresta” de suas reconhecidas esculturas de árvores, além de duas grandes instalações, uma no início e outra no fim do percurso da mostra. O conjunto de obras em exposição soma mais de seis toneladas de madeira.

Com curadoria de Ricardo Sardenberg, que trabalha com Bento há 20 anos, o título da exposição é tomado de uma obra constituída por um tronco encontrado pelo artista. Abandonada solitária em um terreno transformado em pasto, a Peroba Rosa desenvolveu anomalias semelhantes a tumores em seu tronco. O fenômeno, chamado de “anomalia de solidão”, corresponde aos últimos esforços de sobrevivência da árvore depois de ter sido subitamente isolada de sua família, conforme explica o artista.

Anomalia da Solidão, de José Bento
1 de abril a 6 de maio de 2023
Seg. a sex., das 10h às 19h e Sáb., das 11h às 15h
Rua Fradique Coutinho 1360/1430, São Paulo


José Bento, Anomalia da Solidão. Foto Daniel Mansur

Galeria relacionada

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.