ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

MASP | Sala de vídeo: Coletivo Bepunu Mebengokré

17/03/2023 - Por ArtRio

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta, de 24 de março a 18 de junho de 2023, no 2o subsolo do museu, Sala de vídeo: Coletivo Bepunu Mebengokré, que exibe os curtas-metragens Menire djê: grafismo das mulheres Mebengokré-Kayapó (2019) e Mê’ok: nossa pintura (2014). Com curadoria de Edson Kayapó, curador-adjunto de arte indígena, MASP, os projetos documentais compreendem narrativas sobre a ancestral arte da pintura corporal, protagonizada pelas mulheres Mebengokré-Kayapó.

O Coletivo Bepunu Mebengokré, coordenado pelo jovem líder e cineasta Bepunu Kayapó, tem assumido protagonismo na apresentação das histórias e ancestralidades do povo Mebengokré para a sociedade não indígena por meio de produções audiovisuais. Os caminhos percorridos pelos roteiros narrativos, bem como o foco das câmeras do coletivo, centram suas ações em cosmologias, nas relações com a floresta e na visibilidade das histórias pouco conhecidas para pessoas não indígenas. Com o intuito de facilitar o acesso da sociedade brasileira e da comunidade internacional às histórias dos antepassados Mebengokré, o Coletivo contribui com a efetivação dos direitos desse povo nos dias atuais e no combate ao ecocídio na Amazônia brasileira.

Sala de vídeo: Coletivo Bepunu Mebengokré
24 de março a 18 de junho de 2023
MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista
Horários: terça grátis, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h); fechado às segundas
Agendamento on-line obrigatório pelo link masp.org.br/ingressos
Ingressos: R$ 60 (entrada); R$ 30 (meia-entrada)


Coletivo Bepunu Mebengokré, Mê’ok: nossa pintura, 2014 (frame do vídeo)

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.