ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Z42 Arte | Nada é de novo, de Marina Ribas

15/03/2023 - Por ArtRio

No sábado, 18 de março, a Z42 Arte inaugura uma exposição individual de Marina Ribas, artista carioca com 20 anos de carreira na arte contemporânea brasileira. A exibição ocupa o térreo do casarão no Cosme Velho, com trabalhos inéditos produzidos ao longo dos últimos três anos.

Icônico na história da arte, o ovo é um elemento presente na trajetória de grandes artistas brasileiras: Anna Maria Maiolino, Celeida Tostes, Lygia Pape, Regina Vater e a escritora Clarice Lispector. Como nada é “de novo”, Marina Ribas explora com sua linguagem poética este símbolo. Desde pequenos ovos produzidos um a um à mão, passando por esculturas totêmicas, grandes formatos em pinturas até registros de inserções não permitidas realizadas pela artista fora do país.

Em “Ninhos vazios”, cipós e troncos de podas são justapostos a hastes metálicas, criando circuitos. As peças de grandes dimensões têm relação direta com a parede, falando da linha e a sua projeção sobre o espaço real. O ninho vazio em escala menor se sustenta por si só; mais escultórico, traz a questão da volumetria através da massa.

Uma parte da exposição vai exibir registros fotográficos de uma série de intervenções não autorizadas, em que a artista espalhou seus ovos por estátuas femininas antigas de cidades italianas e francesas. Apesar do mimetismo, não se trata de uma integração, mas de uma provocação. Os ovos marcam a ausência da artista mulher nesses contextos, onde a história da arte foi até pouco tempo predominantemente masculina.

Em vídeo, estão registradas as ações em que Marina Ribas coloca seus ovos em espaços contemporâneos como no pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza, Palazzo Manfrin (atual fundação do artista Anish Kapoor), a filial italiana da galeria Gagosian, o Instituto Burri, o Museu George Pompidou e Palais de Tokyo, questionando a ausência ou não pertencimento feminino no mercado da arte.

“Nada é de novo”, de Marina Ribas
de 18 de março a 18 de abril de 2023
Texto crítico: Patrícia Borges
Abertura: 18 de março, às 17h
Z42 Arte
Rua Filinto de Almeida, 42, Cosme Velho – Rio de Janeiro
Segunda a sexta, das 11h às 16h.

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.