ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

MAR | O Retrato do Brasil é Preto, de O Bastardo

14/03/2023 - Por ArtRio

O Museu de Arte do Rio (MAR) inaugura no próximo sábado (18) a exposição “O Retrato do Brasil é Preto”, de O Bastardo, com a curadoria de Marcelo Campos e Lilia Schwarcz. Na comemoração de dez anos do Museu, o público vai encontrar uma série de pinturas que se apresentam a partir das experiências do artista. Os retratos realizados com a técnica do grafite e inspirados pelos desenhos de rua possuem destacada assinatura cromática. Em suas telas, personagens negras, célebres ou anônimas são protagonistas no repertório visual. O Bastardo, jovem de 25 anos do subúrbio do Rio, se apresenta com o compromisso de fazer da arte um lugar de representatividade. A entrada para a abertura é gratuita e haverá visita mediada com fala do artista às 11 horas.

A exposição se divide nos núcleos “Pretos de Grife”, “Assinaturas Pretas”, “Narrativas Pretas” e “Sobre os começos”, onde o artista traz trabalhos de seus primeiros momentos de criação. Para a curadoria do MAR, promover a primeira mostra individual institucional de O Bastardo é afirmar que o Museu cumpre a sua vocação de identificar o potencial de novos artistas e de suas trajetórias. “É muito importante perceber que no MAR a gente tem interesse por histórias, a gente não tem só interesse pela arte. Então, o que nos interessa são as histórias contadas, e através da arte a gente traz isso. Quando você pensa qual o assunto vai existir numa exposição, esse assunto tem vínculos sociais muito fortes”, revela Marcelo Campos, Curador-Chefe do MAR.

Ainda no sábado (18) haverá, a partir das 14 horas, “O Sarau do Azevedo”, projeto sociocultural que conecta a nova geração a figuras de destaque no mercado musical com o objetivo de desenvolver a cena da música preta contemporânea em terras cariocas. A edição aberta ao público acontecerá no térreo do Museu de Arte do Rio até as 18 horas.

O Retrato do Brasil é Preto, de O Bastardo
18 de março a 28 de maio de 2023
Abertura com entrada gratuita no sábado, dia 18 de março, às 11h
Museu de Arte do Rio: Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Funcionamento do MAR: de quinta-feira a domingo, das 11h às 18h (última entrada às 17h)


O Bastardo, O príncipe de Oxalufã, 2022

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.