Millan | Paulo Pasta: Pintura de bolso
Paulo Pasta celebra 50 anos de pintura com mostra que reúne noventa telas em formato diminuto. ‘Pintura de Bolso’, nome da nova individual do artista, inaugura o terceiro espaço expositivo da Millan em São Paulo. Integram a mostra 90 telas, medindo 10 x 15 centímetros, nas quais revisita questões caras a sua produção nas últimas quatro décadas e, a partir desse processo de síntese e pesquisa, abre novas possibilidades de experimentação. Como diz o escritor e crítico literário Davi Arrigucci Jr. em texto – também conciso e preciso – publicado no livro que acompanha a exposição, a busca de todo artista é que “o ilimitado caiba no mínimo”. As pinturinhas que Pasta vem realizando têm exatamente essa capacidade de condensação entre a desmesura e a concisão.
A nova exposição coincide com um marco importante na trajetória de Pasta: foi há exatos 50 anos que ele iniciou – na prática – a sua relação com a pintura, aos treze anos de idade. “Desde criança sempre quis ser pintor e prometi para mim mesmo que seguiria esse caminho. E o que fiz desde então foi cumprir essa promessa”. Em 2024, completam-se 40 anos da sua primeira mostra individual.
No dia da abertura, também será lançada uma publicação com o mesmo nome da exposição, ‘Pintura de Bolso’. O livro traz reproduções das obras que compõem a mostra, além do texto de Davi Arrigucci Jr.
Paulo Pasta: Pintura de bolso
16 de março a 29 de abril de 2023
Abertura: 16 de março, quinta-feira, das 18h às 22h
Millan | R. Fradique Coutinho, 1430, Pinheiros – SP
Seg. a sex., 10h às 19h; Sáb., 11h às 15h
Foto Ana Pigosso