ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Janaína Torres Galeria | Falsa Simetria, de Osvaldo Carvalho

10/03/2023 - Por ArtRio

Falsa Simetria, primeira exposição individual de Osvaldo Carvalho na Janaina Torres Galeria, abarca a produção do último biênio do artista, aliada a trabalhos da premiada série Terra Prometida, executada entre 2011-2017, formando um conjunto que denuncia o impacto social e ambiental decorrente da assimetria das relações humanas e de poder.

Com curadoria de Cadu Gonçalves, as obras de Falsa Simetria trazem a síntese da marca singular de Osvaldo: um olhar para o seu entorno e para o mundo, criando telas em que privilegia o uso da tinta acrílica e vernizes, alcançando cores plásticas e saturadas, e que trazem uma atmosfera pop revigorada, povoada de figuras, símbolos, fraturas e contradições. A ideia de falsa simetria permeia o conjunto de trabalhos, seja do ponto de vista pictórico — como o uso de perspectivas falseadas, cores “equivocadas” e divisões em desequilíbrio —, seja do ponto de vista das referências sociais e políticas, outra das marcas da obra do artista.

“Às questões propriamente da arte, junta-se a ideia de que todos partem do mesmo lugar, do mesmo ponto de partida, que alcançam seus postos por seus méritos”, diz Osvaldo. “Trata-se de uma falsa simetria, de um sistema excludente por princípio, em que as oportunidades não são absolutamente as mesmas”.

Falsa Simetria, de Osvaldo Carvalho
18 de março a 13 de maio de 2023
Abertura: 18 de março de 2023, das 14h às 18h
Janaina Torres Galeria
Rua Vitorino Carmilo, 427, Barra Funda, São Paulo
Terça à sexta, das 10h às 18h, sábados, das 10h às 16h


Osvaldo Carvalho, Valdez (Série Terra Prometida), 2015

Galeria relacionada

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.