Central | Nilda Neves: Visagens e assombros do sertão
Central apresenta Visagens e assombros do sertão, a primeira exposição de Nilda Neves na Central Galeria, com curadoria de Lisette Lagnado e Rivane Neuenschwander.
Como explica Lisette Lagnado, em seu texto de apresentação, “A exposição “Visagens e assombros do sertão”, primeira individual da artista na Galeria Central, reúne mais de vinte pinturas, em sua maioria inéditas, de 2010 até hoje.
Bisneta da Sia Simplícia, de origem tupi-guarani, Nilda Neves cresceu na Fazenda Patos. Primogênita dos cinco filhos de Ana Rita Neves, passou a infância e a juventude acompanhando, toda topetuda, os negócios de seu pai Osvaldo, descrito na figura de um trabalhador implacável, peão e lavrador forte, [que] derrubava boi pelo rabo.
Frequentes foram os deslocamentos, provocando novos cálculos de rota. Já casada, mudou-se para a cidade de Brumado, conhecida como a Capital do Minério, próxima de Aracatu e Anajé. Com formação em contabilidade, chega em São Paulo em 1999. Foi dona de lanchonete em Taipas (subdistrito de Pirituba), trabalhou como comerciante, manicure e cabeleireira no salão Dallas da Rua Cardeal Arcoverde, até mudar-se para Camanducaia, no interior de Minas Gerais, onde constituiu um ateliê-morada, com quintal, horta e uma coleção de arbustos trazidos da Bahia.”
Nilda Neves: Visagens e assombros do sertão
25 de março a 29 de abril de 2023
abertura: Sábado, 25 de março de 12h–17h
Central Galeria – Rua Bento Freitas, 306, Vila Buarque, SP
Segunda – Sexta: 11h – 19h / Sábado: 11h – 17h
Nilda Neves, zoofilia, 2016